Coordenadores diocesanos da IAM se reúnem em assembleia em São Paulo


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Sul1 da CNBB - São Paulo - realizou neste final de semana, de 01 a 03 de novembro, sua 10ª Assembleia, que reuniu mais de 40 participantes, representantes de 22 (Arqui) Dioceses, entre esses, diversas religiosas e o padre Luis Carlos Zotarelli, da Diocese de Piracicaba.

O sábado foi reservado para formação e partilha de experiências. Pela manhã, o jovem Eduardo Brasileiro, estudante de Ciências Sociais e assessor da Pastoral da Juventude em Itaquera (Diocese de São Miguel Paulista), partilhou o tema: "Uma análise sociológica sobre a infância e adolescência em São Paulo". Eduardo apresentou alguns dados que apontaram para a diversidade de realidades culturais e sociais no Estado de São Paulo, dando destaque às situações de violência entre as crianças e jovens.


"Para acabar com a violência que aflige nossas crianças e jovens é necessário criar uma cultura de paz. A Infância e Adolescência Missionária é um lugar privilegiado, pois incentiva o espírito de universalidade e solidariedade, dando condições para que as crianças sejam agentes de transformação na comunidade local e no mundo". - declarou o assessor.

Já no período da tarde, os coordenadores e representantes diocesanos partilharam a caminhada realizada durante o ano. Destacou-se a realização dos encontros de implantação, as celebrações dos 170 anos da Obra e as atividades sugeridas para o Ano da IAM.

Outro ponto forte, apontado pela maioria das dioceses, foi o terceiro encontro regional - ERIAM, realizado na cidade de Joanópolis no mês de julho. "O encontro fortaleceu a caminhada da IAM na diocese: surgiram novos grupos e conseguimos estruturar nossa equipe de coordenação." - informou Joseane Martins Silvério, coordenadora da Obra na Diocese de Bragança Paulista, que acolheu o encontro.

As atividades do dia foram encerradas com a recitação do Terço Missionário e a oferta dos cofrinhos dos coordenadores diocesanos, que somaram R$ 600,00. A prática já é realizada desde 2009.

No domingo foi realizado o planejamento das atividades do ano de 2014, com destaque para o primeiro Congresso Continental, que será realizado no mês de maio na cidade de Aparecida. "Os preparativos para o nosso congresso estão adiantados, várias reuniões já foram realizadas em Aparecida e Guaratinguetá, cidades que sediarão nosso encontro continental."- comunicou Nádia Maria da Silva Fusinato, coordenadora da IAM no Regional. "Em fevereiro realizaremos um pré-congresso que reunirá todos os delegados do Estado de São Paulo. O congresso trará muitos frutos para nossa Obra" - continuou a coordenadora.

Daniela Aline, que é assessora da Obra na cidade de Jaú, destaca a troca de experiências promovida durante a assembleia "Caminhamos com a Infância e Adolescência Missionária, mas nos sentíamos isolados até ligarmos nas POM e entrarmos em contato com a Nádia; a partir desse primeiro contato participamos do encontro de implantação na Diocese de São Carlos e hoje estamos aqui na assembleia regional. Apesar das dificuldades encontradas na caminhada, estamos felizes por estarmos nesta assembleia, partilhando nossa realidade e nos enriquecendo com a troca de experiências" - expressou Daniela.


Já para Geize Costa, de 19 anos, o encontro reforça o compromisso assumido na diocese. "Esta é a segunda assembleia que participo, volto com mais ânimo para ajudar no crescimento da IAM em nossa região", informou a assessora, que é da Região Episcopal Santana, da Arquidiocese de SP.

Rodrigo A. Piatezzi
Assessor de Comunicação da IAM/JM

Postar um comentário

0 Comentários