Neste dia 19 de maio de 2017, celebramos com muito carinho os 174 anos de fundação da IAM, Obra criada por Dom Carlos Forbin-Janson na França e que se espalhou por todo mundo e reconhecida como Pontifícia pelo papa Pio XI. No Brasil com alegria temos a presença de muitos grupos que despertam o ardor missionário universal em crianças e adolescentes e ajudam a Igreja local a ser uma Igreja em saída missionária.
O Documento de Aparecida, que celebra 10 anos de caminho, nos apresenta a infância, como destinatária de uma ação prioritária da Igreja, da família e das instituições do Estado. Ressalta que as crianças são dom e sinal da presença de Deus no mundo por sua capacidade de aceitar com simplicidade a mensagem evangélica. Desse modo cabe as comunidades eclesiais fomentar a instituição da Infância Missionária (Cfr. DAp 438,441).
Desejando conhecer e acompanhar os grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM) existentes no Brasil estamos lançando CADASTRO NACIONAL DOS GRUPOS DE IAM – BRASIL. Para isso, basta acessar a ficha eletrônica no seguinte endereço http://migre.me/wDLGS e iniciar as respostas. É muito importante que todos os grupos realizem o cadastro para um acompanhamento mais sistemático das atividades para futuros encaminhamentos.
Para os grupos de IAM presentes nas escolas católicas, há um formulário específico disponível no link http://migre.me/wDLJB. Esta pesquisa tem o objetivo de compreender melhor a atuação desta Obra Pontifícia no campo da educação e as especificidades que apresenta, considerando o Projeto Político Pedagógico de cada escola, o carisma e a missão das Congregações mantenedoras destas Unidades educativas. Sua colaboração é de suma importância, pois quem realmente conhece a realidade da IAM na escola é você.
No aniversário de 174 anos da Obra da Infância e Adolescência Missionária, nossa saudação fraterna.
Ir. Patrícia Souza
Secretária Nacional da IAM
0 Comentários