Dia dos Pais


Celebramos hoje no Brasil o Dia dos Pais, mas você sabia que esta comemoração já foi celebrado este ano em boa  parte dos países do mundo que têm a data em seus calendários? Enquanto no Brasil ele acontece no segundo domingo de agosto, em cerca de 70 nações, entre elas os Estados Unidos, o Dia dos Pais cai no terceiro domingo de junho; já alguns países de tradição católica, como Portugal, Espanha e Itália, fazem a celebração em 19 de março, dia de São José.

Por aqui, a data foi instituída em 1953 por uma sugestão do publicitário Sylvio Bhering. Aproveitando uma população predominantemente católica, lançou a campanha para que fosse comemorado o dia dos pais em 16 de agosto, dia de São Joaquim – pai de Maria e avô de Jesus. Segundo o jornal, a data tinha o objetivo de “fortalecer os laços familiares e celebrar o chefe da família”.

O curioso é que, hoje, nem os pais brasileiros e nem o santo ficaram com o dia 16 de agosto: durante o papado de Paulo VI (entre 1963 e 1978), ficou instituído que 26 de julho seria o dia de São Joaquim e de Santa Ana, mãe de Maria – quando, anos depois, passou-se a comemorar o Dia dos Avós. Posteriormente, ela foi mudada para o segundo domingo de agosto. Outro país que celebra na mesma data é a ilha de Samoa, no Oceano Pacífico.


Confira abaixo algumas curiosidades sobre a data ao redor do mundo:

Primeiro registro
O primeiro registro de uma homenagem aos pais na história da humanidade data da antiga Babilônia, há cerca de 4 mil anos. Na época, um jovem teria feito um cartão para seu pai, moldado em argila. No presente, ele desejava sorte, saúde e vida longa a seu progenitor.

Terceiro domingo de junho
O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho em cerca de 70 países – entre eles, os Estados Unidos, que instituíram a data. O primeiro Dia dos Pais no país foi celebrado em 19 de junho de 1910. Na época, Sonora Louise Smart Dodd quis homenagear seu pai, que criou ela e seus irmãos sozinho após a morte de sua mulher.

Sonora conseguiu que a data se espalhasse ao redor do país. Em 1966, o terceiro domingo de junho foi designado oficialmente como Dia dos Pais no país, e em 1972 se tornou um feriado nacional.

Além dos EUA, fazem a comemoração no mesmo dia países como México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido, Holanda e África do Sul, além de países das Américas do Sul e Central, da África e da Ásia.


Dia de São José
Em países de maior tradição católica, o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março, dia de São José, marido de Maria, mãe de Jesus. Entre eles, estão Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras.

Suíça, Liechstenstein e Croácia também comemoram na mesma data. No sul da Itália, há o costume de preparar um doce especial para os pais, conhecido como “Fritelle di San Giuseppe”.

Dia do Defensor da Pátria
Na Rússia, os pais são homenageados no dia 23 de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Defensor da Pátria local. Originalmente, a data, que remonta de 1919, celebrava os membros das Forças Armadas russas.

Com o passar dos anos, todos os homens passaram a ter a data como seu dia. São realizados desfiles pelas cidades em homenagem aos veteranos de guerra, e os pais recebem uma atenção especial.

Ascensão de Jesus
Os pais são homenageados na Alemanha em uma data católica: o dia da ascensão de Jesus Cristo, data na qual, segundo a Igreja, o corpo físico de Jesus foi elevado aos céus. Ela acontece no 40º dia após o domingo de Páscoa, sempre uma quinta-feira. Os pais alemães costumam sair com carrinhos de comida e bebida pelas ruas e celebrar o dia com seus filhos, pais e irmãos pelas cidades. Muitos utilizam a data como uma oportunidade para beber.


Verão
Em alguns países do Oriente Médio, o Dia dos Pais é celebrado em 21 de junho, primeiro dia do verão na região. Entre os países que possuem essa tradição estão Líbano, Egito, Jordânia, Síria e os territórios palestinos. Uganda também comemora na mesma data.

Oceania
Nos países da Oceania, o Dia dos Pais é comemorado no primeiro domingo de setembro. Entre eles estão Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e as ilhas Fiji. Na Austrália, a data é bastante comercial, e há um grande incentivo à compra de presentes, como no Brasil.

Países nórdicos
Estônia, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia celebram o Dia dos Pais no segundo domingo de novembro todos os anos. Na Finlândia, ao invés de dar direitamente aos pais seu presente, muitos filhos optam por escondê-lo e dar pistas aos pais para que eles possam encontrá-lo.


Feriado islâmico
O Dia dos Pais é celebrado no Irã no aniversário do Imam Ali – que cai no 13º dia do Rajab, o sétimo mês do calendário islâmico. Imam Ali foi primo do profeta Maomé, e teria sido o primeiro homem a aceitar mensagem do profeta. Ele dedicou sua vida ao islã e é considerado o primeiro imã pelos xiitas. Na data, os iranianos se reúnem em mesquitas para honrar sua memória, e os pais também são homenageados.

Oitavo dia do oitavo mês
Em Taiwan, o Dia dos Pais é comemorado em 8 de agosto, o oitavo dia do oitavo mês do ano. No Mandarin, a pronúncia do número oito e da palavra “agosto” é bastante semelhante à palavra “pai”. Por isso, a população passou a homenagear os pais neste dia – que não é um feriado nacional.


Vamos rezar?
Rezemos por nossos pais, avós, tios e todos os pais, nos cinco continentes:

"Senhor, pela intercessão de São José, pai adotivo do teu filho Jesus, venho hoje te pedir que estendas Tuas Mãos Divinas sobre todos os pais, abençoando-os.
Abençoa, Senhor, o pai amigo e companheiro, o pai sempre presente, que oferece o colo e estende a mão, mas também o pai ausente, colocando em seu coração todo o Teu Amor.
Abençoa, Senhor, o pai que hoje recebe o abraço de seus filhos, e o pai que chora a ausência do filho que partiu para Teus braços.
Dá a este o consolo da mansa saudade e enxuga, com Teu Divino Manto, as lágrimas que vertem de seus olhos.
Estende, Senhor, Tuas mãos de Amor sobre todos os pais, concedendo-lhes os dons da paciência, compreensão, tranquilidade, ternura, justiça, fé em Deus e esperança quanto à vida e aos seus filhos.
Concede-lhes amor, muito amor, para que cada filho seja, para seu pai, um pai. E para que cada pai seja, para seu filho, um filho. E aos filhos cujos pais estão junto a Ti, dá a fé e o entendimento de que os pais nunca vão embora, eles apenas mudam de lugar. Amém."

Postar um comentário

0 Comentários