Entre os dias 23 e 25 de agosto, na diocese de São José de Macapá, Amapá, aconteceu o Encontro de Aprofundamento para assessores da Infância e Adolescência Missionária no Centro Diocesano de Pastorais na capital amapaense, Macapá. O encontro contou com a participação de 25 pessoas, sendo 12 assessores de diversas paróquias de cidades do estado do Amapá. Foram dias produtivos onde foi apresentada a temática: Batizados e Enviados: IAM em Missão no Mundo, assessorados pela Secretária Nacional da Obra da IAM, Irmã Patrícia Souza.
Na sexta-feira (23), deu-se inicio ao encontro com o primeiro momento onde os assessores e crianças presentes foram convidados a se reunir em oração, colocando fazendo memória das bases da IAM em nossa diocese. No sábado (24) os assessores foram impulsionados a refletir os textos sobre: A maternidade e paternidade espiritual; A relação de Maria com a Igreja; A missão da Igreja e a missio ad gentes; além dos textos da revista SIM sobre o sínodo e mês missionário extraordinário que contribuiu muito com a formação. Na tarde do sábado além do aprofundamento em alguns textos, os assessores foram convidados a realizar um momento de deserto para refletir a sua caminhada e o que Deus propõe á suas vidas. No domingo irmã Patrícia seguiu com algumas orientações, resgate do que foi trabalhado no dia anterior e partilha de mais um texto para aprofundamento. A Missionária de Papua Nova Guiné, Irmã Basília, da paróquia Nossa Senhora do Rosário, acrescentou junto a reflexão de um dos textos sobre a maternidade e paternidade espiritual que “Sejamos criativos para deixarem com que estas crianças conheçam a Jesus.”. A assessora Raelli da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (nas Ilhas), disse que, “Como batizados e enviados nós temos que procurar divulgar mais essa Igreja em saída.”.
No fim da manhã do domingo (25) a coordenação diocesana realizou as últimas orientações e em seguidas todos participaram da celebração do envio, onde todos, inspirados pela mensagem do Cristo que nos envia puderam retornar as suas bases em suas paróquias e comunidades.
0 Comentários