#FalaSério - 425 mil crianças de 5 a 9 anos trabalham no Brasil


No Brasil, 6,2% das crianças e dos adolescentes de 5 a 17 anos exercem trabalho infantil doméstico ou remunerado, segundo o relatório ‘Pobreza na Infância e na Adolescência’, elaborado pelo UNICEF.

Na faixa de 5 a 9 anos, em que trabalhar é ilegal, 3% (425 mil) trabalham. Entre 10 e 13 anos, continua sendo ilegal e são 7,4%. E de 14 a 17 anos, 8,4% (quase 1,2 milhão) trabalham mais de 20 horas semanais, acima do que determina a lei.

O relatório também mostra que a carga de trabalho é maior para meninas. A única exceção é o trabalho remunerado dos adolescentes, que é maior entre meninos.

Crianças e adolescentes negros trabalham mais que brancos e o trabalho infantil tem mais incidência no Norte e no Nordeste do país.

Ao todo, 2,5 milhões de crianças e adolescentes são impactadas pelo trabalho infantil, segundo o levantamento do UNICEF.

Outro direito analisado pela pesquisa foi o direito à educação. No Brasil, 20,3% das crianças e dos adolescentes de 4 a 17 anos têm esse direito violado. 13,8% estão na escola, mas são analfabetos ou estão em atraso escolar, estando em privação intermediária. E 6,5% estão fora da escola, em privação extrema.

Segundo o relatório, dos 61% de crianças e adolescentes brasileiros que vivem na pobreza, 49,7% têm privações múltiplas. O saneamento é a privação que afeta o maior número de crianças e adolescentes (13,3 milhões), seguido por educação (8,8 milhões), água (7,6 milhões), informação (6,8 milhões), moradia (5,9 milhões) e proteção contra o trabalho infantil (2,5 milhões).

Postar um comentário

0 Comentários