#FalaSério - Relatório aponta crescimento da pobreza e da desigualdade no país


Em 2017, ano dos últimos dados disponíveis, o Brasil tinha 26,5% de seus habitantes vivendo em situação de pobreza. Isso representa 54,8 milhões de pessoas com renda per capita mensal de até R$ 406. Os dados são da Síntese dos Indicadores Sociais 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foram destacados no Relatório Luz da Sociedade Civil.

O relatório foi elaborado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), e analisa a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil a partir de dados oficiais.

Esta edição evidencia o aumento das violações de direitos sociais, ambientais e econômicos no Brasil, e como o governo federal tem diminuído a transparência e os espaços de diálogo.

A publicação mostra que, nos últimos anos, o Brasil retrocedeu em diversas questões. Uma delas foi o combate à pobreza. Entre 2016 e 2017, a proporção de brasileiros em situação de pobreza subiu de 25,7% para 26,5% da população. Além disso, os brasileiros na extrema pobreza (com renda per capita de até R$ 187 por mês) foram de 6,6% da população em 2016 para 7,4% em 2017.

O aumento da pobreza levou a outro retrocesso: a diminuição de pessoas com uma alimentação suficiente, adequada e saudável.

O relatório destaca, ainda, a redução de recursos nas áreas da saúde e da educação, e questões como o aumento da desigualdade no país.

Para acessar o relatório completo, acesse este link.

Postar um comentário

0 Comentários