IAM no Brasil vive sua missão no contexto do COVID-19


Nos últimos dias, neste período adverso em que a vida humana está sendo tratada com mais cuidado devido à exposição ao coronavírus, os grupos da Infância e Adolescência Missionária em todo o Brasil têm realizado diversas ações buscando viver a missão neste novo contexto social.


Ficar em casa é a atitude missionária “da vez”
Como seguir as atividades em um período de isolamento social? Vinicius Gomes Fazuline, coordenador da IAM na Diocese de Toledo (PR), lembra que os missionários são convidados a refletir acerca da vida enquanto missão, com o compromisso de testemunhar mediante suas próprias ações. “A exemplo do Bom Samaritano e Santa Dulce dos Pobres, a Igreja do Brasil e IAM Nacional quer enfatizar que devemos nos preocupar com a vida: nossa, dos nossos e a dos outros. Ficar em casa é a atitude missionária “da vez”. Com as atividades pastorais suspensas, precisamos nos encontrar, mais do que nunca, com Deus. Em vez de irmos ao encontro, devemos ficar, pelo nosso bem e o do outro. É momento de retiro, de oração, de união e de solidariedade” destacou o jovem.


Oração nos momentos de incerteza
No Maranhão, as famílias foram convidadas a viver um encontro de oração. Ana Maria Sousa, coordenadora do Estado do Maranhão, relata sobre a vivência do isolamento social e sobre deixar de praticar gestos simples e significativos, como o abraço, aperto de mão e o simples fato de se encontrar. “Os primeiros momentos foram de incertezas e pensamentos de como faria, mas começou a aparecer esses pequenos focos de luz aqui no regional e pelo Brasil que nos inspirou. Como realizar os encontros para não perder o ardor? Veio a iluminação de realizar um roteiro de encontro de oração, para serem repassado aos pais e que eles incentivassem e ajudassem os filhos a realizar nos dias e horários do Encontro. Outros assessores das Dioceses do Maranhão já vinham incentivando as crianças e adolescentes a terem momentos de oração em família, e com isso, foram se fortalecendo. Recebemos diversas imagens deste momento de oração em Família. Emocionante ver essa corrente do bem, por uma causa maior, se fortalecendo, uma vivência do carisma na oração, no sacrifício e na solidariedade, sendo trabalhada mais intensamente nestes dias”, lembrou a assessora.


Terço missionário virtual
Os grupos do Rio de Janeiro se uniram virtualmente para algumas ações pautadas no carisma da IAM. Pedro Henrique, assessor da IAM na Arquidiocese do Rio de Janeiro, fala sobre a experiência. “Num primeiro momento, os grupos se reuniram diariamente, num horário previamente estabelecido, e juntos rezavam uma dezena do terço missionário. Neste momento, ao fazer referência ao continente do dia, as informações sobre os efeitos do novo coronavírus naquele continente, como o número de infectados, vítimas fatais e outros, eram transmitidas. Desta forma, demos a conhecer a nossas crianças, adolescentes e assessores a realidade além-fronteiras. Outra ação realizada foi a meditação das estações da Via Sacra em preparação a Semana Santa. Um momento belíssimo de unidade de todas as dioceses do Regional. Membros dos grupos das dioceses gravaram pequenos vídeos, que a cada dia eram reunidos e editados para que no horário combinado todos pudessem assistir”, destacou o assessor.


Manter a serenidade diante de tudo
O uso das tecnologias tem facilitado o encontro neste triste momento em que toda sociedade vive, devido a pandemia da Covid-19. Ir. Rayane Tavares, assessora no Estado do Pará, fala sobre o uso de um aplicativo para reunir e rezar. “Nosso dever missionário é ajudar todos a manter a serenidade diante de tudo o que está acontecendo, o devido cuidado e o respeito com as normas das autoridades e manter o clima de oração e fraternidade. Considerando que todas as atividades pastorais da Igreja foram canceladas para evitar aglomerações e para maior segurança de todos, nossos encontros presenciais foram suspensos, porém, como missionários criativos que somos e que sabem transformar os meios que tem para evangelizar e cumprir seu papel missionário nos utilizamos de um aplicativo para nos unirmos em oração e partilha. Todos os dias às 20h tínhamos o compromisso de nos encontrarmos para rezarmos juntos uma dezena do terço para o fim da pandemia de forma dinâmica, possibilitando a participação de todas as dioceses do nosso Pará a cada noite. Durante o período que nos encontramos ainda foi possível organizarmos uma gincana com nossos pequenos missionários”, destacou a assessora.


Solidariedade para enfrentar o câncer
A distância física que este momento nos exige não impede que ações de solidariedade sejam realizadas pelos grupos da IAM. Leonardo Sousa, assessor da Paraíba, relata que a pequena Júlia, de 10 anos, ama criança missionária que participa da IAM desde o ano passado, está lutando contra um diagnóstico de câncer, enfrentando neste momento a fase mais agressiva do tratamento. Sabendo disso, as crianças do grupo fizeram mensagens de carinho e esperança. “Foi um jeito que encontramos de estar perto dela nesse momento. Ela está fazendo o tratamento em Recife (PE), não a vemos desde dezembro. O amor tem rompido fronteiras”, destacou Leonardo.

Postar um comentário

0 Comentários