Maria, Mãe, Modelo e Rainha das Missões


Maio, Maria, Mãe. Uma combinação perfeita para celebrarmos a Mãe das mães e a Mãe das missões. Costumamos dizer que a nossa Mãe é a Rainha por causa do amor, dedicação e de cuidados com que ela nos cerca. Imaginem, então, a Mãe de Jesus!

Maria é Rainha: estava predestinada a ser desde o início dos tempos. E isso, porque Ela foi escolhida para a missão notável e de grande alcance: ser a Mãe de Cristo, fonte de todas as graças. Sendo assim, temos em Maria o modelo por excelência para toda vocação, seja ela qual for, religiosa, clerical ou laical, pois viveu com amor indizível a doação total aos planos de Deus e, acima de tudo, soube responder ao forte apelo que Deus fez e ainda faz a tantos: o vem e segue-me.

Maria é a Rainha das missões porque foi a primeira missionária, antes de Cristo, para O carregar em seu ventre e torná-Lo conhecido e amado no mundo. Hoje, Ela continua a introduzir a criança aos homens e mulheres, e é a guia dos missionários, isto é, abre caminho e reúne os filhos para o Filho. É considerada a 'Estrela da evangelização'. Ela é a primeira evangelizadora e a primeira evangelizada (cf. Lc 1, 26-38) (cf. Lc 1, 39-56). Foi ela que acolheu com fé a boa nova da salvação, tornando-se o anúncio, profecia e canto.

Maria é a Mãe das missões, porque estava presente no início da missão, no Pentecostes, com os Apóstolos, quando nasceu a Igreja missionária. Ela presidiu, com sua oração, o início da evangelização, sob a influência do Espírito Santo. Por isso, Nossa Senhora é a companheira inseparável dos Missionários Redentoristas. Por onde passa o missionário, Nossa Senhora está lá, junto com ele visitando o seu povo.

“É a Rainha dos Apóstolos que, desde o início da Igreja, tem acompanhado o povo e, de modo especial, os missionários. Hoje inspira crentes a imitá-la no aplicativo carinho e apoio para o vasto campo de atividade missionária”. (Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões, ano 1997, 7)

Maria está presente onde quer que a Igreja realize missões entre atividade de povos: está presente como Mãe que colabora para a regeneração e formação dos fiéis (cf. Lumen Gentium, 63); presente como 'Estrela da Evangelização' (cf. Evangelii Nuntiandi, 82), para guiar e consolar os anunciadores do Evangelho. A presença e a influência da Mãe de Jesus sempre acompanharam a atividade missionária da Igreja. "Para seu envolvimento íntimo na história da salvação, reúne e reflete de certa forma, as verdades supremas da fé, e quando é anunciada e venerada, atrai fiéis ao seu Filho, seu sacrifício e o amor do Pai" (Lumen Gentium, 65).

Cada uma das comunidades que acolhe Maria como mãe, enriquece a devoção e fortalece a sua fé, pois, espelhando-se nas suas virtudes de fé, amor e serviço, coloca-se à disposição de Deus para fazer a sua vontade na construção do Reino de Deus. “Muitas destas comunidades cristãs, fruto da obra evangelizadora da Igreja, encontraram no amor filial à mãe de Jesus o alívio e conforto, perseverança na fé durante períodos de perseguição e de julgamento”. (Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões, ano 1988, n. 1)

Maria é um modelo para os missionários. Na escola de Maria, a Igreja aprende-se a consagrar-se à missão. Os mensageiros da Boa Nova, têm um modelo perfeito de consagração e fidelidade em Maria, que "totalmente foi consagrada como uma serva do Senhor para a pessoa e obra de seu filho" (Lumen Gentium, 56). (Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões, ano 1988, n. 2).

O papa Bento XVI assim pediu: "Permaneçam na escola de Maria, inspirem-se em seus ensinamentos. A Virgem pura e sem mancha, é para nós escola de fé destinada a nos conduzir no caminho que conduz ao encontro com o Criador do céu e da terra" (DP 270). De fato, na “escola desta Mãe, todos os filhos e filhas da Igreja aprendem o espírito missionário que deve animar sua vida cristã e o zelo apostólico”. (Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões, ano 1988, n. 3). A escola de nossa Senhora nos ensina a seguir seu exemplo, e, com certeza, a comunidade pode crescer mais no "espírito missionário" e na "dimensão contemplativa". (Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões, ano 2003, n. 2). Por Maria, chegamos a Jesus.

Ir. João Carlos Mendonça, C.Ss.R.
São João da Boa Vista (SP)

FONTE: Portal A12


Rezemos juntos:
Ó Maria tu tiveste sempre
confiança nas crianças
as fizeste mensageiras
do amor de Jesus
para com as pessoas.

Acolhe as alegrias,
os desejos, as dores,
as esperanças das crianças
de todo o mundo.

Abre os seus corações
para sentimentos de paz
e de fraternidade.

Acompanha a vida
dos pequenos com a tua
ternura de mãe.

Conduz a todos nos
caminhos da esperança
iluminados com a luz
do Evangelho de Jesus.

Postar um comentário

0 Comentários