Campanha da Fraternidade 2023


Com início da Quaresma, a Igreja no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade, que este ano traz como tema: ‘Fraternidade e fome’, e o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Pela terceira vez a fome é na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’; a segunda foi em 1985, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.

A fome é um escândalo e um contra testemunho! Num país como o Brasil, líder mundial na produção de alimentos, ver pessoas passando fome revela muito sobre nossa economia, nossa cultura, nossa política e nossos cidadãos. Afinal, como podemos admitir que pessoas, famílias e até comunidades inteiras passem fome? A Campanha da Fraternidade 2023 propõe refletir o tema da fome a partir da perspectiva cristã entendendo, sobretudo, que não existe fé sem obras e que qualquer discurso religioso sem uma prática de vida coerente torna-se estéril e vazio.

A fome em números
Mais de 61 milhões de brasileiros vivem em situação de algum tipo de insegurança alimentar, de acordo com o levantamento recente do braço da organização voltado para a Alimentação e a Agricultura (FAO) — 15,4 milhões enfrentam insegurança alimentar grave.

O relatório nacional “Olhe para a fome“, elaborado pela Rede Penssan em parceria com a Oxfam Brasil e outras organizações, que coletou dados entre novembro de 2021 e abril de 2022, também aponta situação preocupante: o país enfrenta um retrocesso que relembra a situação da década de 1990, em que a fome tomava conta dos noticiários.

Em 2022, de acordo com os resultados obtidos por esse estudo, 15,5% (33,1 milhões de pessoas) da população enfrenta insegurança alimentar grave.


A fome no mundo
Segundo a Organização das Nações Unidas, 924 milhões de pessoas, cerca de 12% da população global, sofrem com a fome em todo o planeta. Outras cerca de 2,3 bilhões de pessoas no mundo, ou 29% da população global, estavam em insegurança alimentar moderada ou grave em 2021.

Em 2020, cerca de 22% das crianças foram afetadas pela subnutrição. Estima-se que mais de 149 milhões de menores de cinco anos sofriam de atraso de crescimento ou tinham baixa estatura para sua idade, mais de 45 milhões estavam debilitadas ou muito magras para sua altura.

“Para a humanidade, a fome não é só uma tragédia, mas também uma vergonha. Em grande parte, é provocada por uma distribuição desigual dos frutos da terra, à qual se acrescentam a falta de investimentos no setor agrícola, as consequências das mudanças climáticas e o aumento dos conflitos em várias regiões do planeta. Por outro lado, se descartam toneladas de alimentos. Diante desta realidade, não podemos permanecer insensíveis ou paralisados. Somos todos responsáveis.”
Papa Francisco, Mensagem para os 75 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura - FAO, Roma, 16 de outubro de 2020

Cartaz da CF 2023
O cartaz da campanha escolhido foi produzido por Luiz Lopes Jr., de Brasília (DF), e traz a seguinte explicação: “Nele vemos o mapa do Brasil, país considerado o celeiro do mundo, mas que carrega uma grande contradição: a fome é real e atinge hoje cerca de 33,1 milhões de brasileiros. Em destaque contemplamos as mãos que repartem e dão vida a solidariedade guiada pela fé. O arroz e o feijão, alimento do povo, passam pelas mãos de homens e mulheres que sabem que a solução do problema da miséria e da fome não está somente nos recursos financeiros, mas na vida fraterna. Ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. Eis o convite: 'Dai-lhes vós mesmos de comer' (Mt 14,16)”.

Oração da CF 2023
Pai de bondade, ao ver a multidão faminta,
vosso Filho encheu-se de compaixão,
abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes
e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos:
inspirai-nos o sonho de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz;
ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,
sem fome, pobreza, violência e guerra;
livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
Que Maria, nossa mãe, interceda por nós
para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,
sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.
Amém.

Postar um comentário

0 Comentários