Dez curiosidades sobre a Campanha da Fraternidade


A Campanha da Fraternidade (CF), coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é realizada anualmente pela Igreja, sempre no período da Quaresma.

Neste ano, o tema acerca das reflexões é: “Fraternidade e fome”, e o lema bíblico “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

A CF, se bem vivenciada e refletida pelos cristãos, pode auxiliar na participação efetiva das pessoas na vida da sociedade.

Listamos aqui algumas curiosidades para auxiliar no entendimento da campanha. Confira abaixo.

1 - A cada cinco anos, a CNBB promove a Campanha da Fraternidade de forma ecumênica, em conjunto com outras denominações cristãs.

2 - Desde 1964, a CNBB propõe um tema relevante para a sociedade brasileira refletir e engajar-se durante a Campanha da Fraternidade.

3 - A Campanha da Fraternidade busca educar o cristão para a vida em fraternidade, com base nas exigências do Evangelho: a justiça e o amor.

4 - A CNBB costuma realizar um concurso anual para escolher o hino da CF, de acordo com o tema do ano. Em alguns anos, acontece também um concurso para escolher o cartaz da campanha.

5 - O gesto concreto da CF se expressa na Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos.

6 - Os recursos arrecadados na coleta são destinados para projetos sociais, que trabalham pela evangelização e a promoção da dignidade dos mais pobres.

7 - A campanha já nos convidou a refletir, ao longo dos anos, sobre 59 temas, escolhidos a partir da realidade socioeconômica e política brasileira.

8 - Todos os anos, a Campanha da Fraternidade tem início oficialmente na Quarta-feira de Cinzas.

9 - A CF utiliza o método 'ver, julgar, agir' para conduzir os cristãos a uma reflexão baseada no estudo da realidade, a partir do tema do ano, e sugerir ações que busquem transformar situações.

10 - As dioceses de todo o Brasil se mobilizam em cursos e formações para estudo do texto-base, buscando a melhor forma de utilizar as diversas peças da Campanha.

FONTE: Portal A12



Postar um comentário

0 Comentários