IAM da Arquidiocese de Mariana se reúne para formação


Inspirada pelo lema “A Missão se faz em comunhão”, que orientará todas as suas ações durante este ano, a Infância e Adolescência Missionária (IAM), da Província Eclesiástica de Mariana - Arquidiocese de Mariana (MG), se uniu para realizar o Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM) e o Encontro de Coordenadores da Infância e Adolescência Missionária (ECIAM).

O encontro aconteceu na casa de retiros ARPAS, em João Monlevade (MG), nos dias 03, 04 e 05 de março, e contou com a presença de crianças, adolescentes e assessores, representantes da Arquidiocese de Mariana, da Diocese de Caratinga (MG) e da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano (MG).

A história, o carisma, os compromissos, os fundadores e padroeiros da IAM, bem como o desenvolvimento das crianças e adolescentes foram alguns dos temas abordados durante o evento. Foi um tempo de muito aprendizado, oração e partilha. Músicas, brincadeiras e dinâmicas contribuíram para que a alegria, o entusiasmo e a confraternização contagiassem o ambiente.

O domingo, dia 05, foi marcado pela celebração da santa Missa, presidida pelo Padre Anderson Ferreira Teixeira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em João Monlevade. Durante a homilia, ele disse: “A transfiguração de Jesus é um imperativo para nós cristãos: temos uma missão. A transfiguração continua acontecendo, quando transfiguramos as realidades desfiguradas deste mundo: as drogas, a prostituição, a violência, as famílias desestruturadas… A missão acontece dentro da nossa casa, com os pais e os irmãos, ou na escola, com os colegas e amigos. Talvez a principal missão de vocês seja a de reeducar os seus pais na fé, de levá-los para a Igreja”. Após a Santa Missa, todos participaram do almoço de confraternização. A hora de “descer a montanha” foi difícil: houve criança chorando pela despedida.


A Coordenadora Estadual da IAM, Sandra Paula Bonine, ponderou que tem “a certeza de que os nossos corações arderam, pois sentimos a presença de Jesus o tempo todo conosco. Não podemos parar. Temos que, incansavelmente, oferecer às nossas crianças e aos nossos adolescentes a oportunidade de ver um mundo diferente: um mundo de alegria, de amizade, de companheirismo, de amor. É desafiador, mas é importante dizer: ‘Eis-me aqui!’, e ir, apressadamente, aonde Deus nos enviar. O Espírito Santo estará à nossa frente, fazendo milagres!”.

Também o Assessor da IAM na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG), Dr. Flávio Peixoto Gonçalves, declarou: “Me faltam palavras para agradecer. Eu desejava muito fazer o EFAIAM, mas não imaginava que seria um pedaço do céu na terra. A IAM é a porta que Deus me deu para entrar no céu! Esses três dias foram muito intensos e muito bonitos, aprendi e ensinei, recebi e doei carinho, conheci pessoas novas e fui conhecido por novas pessoas; porém, o que mais importa foi termos partilhado o pão da Palavra!”

Tudo contribuiu para que todos se unissem: não eram mais três dioceses presentes, era um grupo de discípulos-missionários que, de corações aquecidos, se dispunham a voltarem às suas comunidades com a fé, a esperança, a coragem e a força renovadas, prontos para irem aonde o Senhor lhes enviar.

Postar um comentário

0 Comentários