Desde o início, em 1959, os Cantores da Estrela cresceram e se tornaram a maior campanha de solidariedade do mundo, realizada por crianças para as crianças. Elas sustentam projetos para menores na África, América Latina, Ásia, Oceania e Europa Oriental. A Pontifícia Obra da Santa Infância utiliza seus fundos para apoiar projetos, em todo o mundo, nos setores da educação, saúde, pastoral, nutrição e integração social.
“Juntos pela nossa Terra: na Amazônia e no mundo” é o lema da 66ª campanha dos “Cantores da Estrela” (“Die Sternsinger”/”Kindermissionswerk”), ramo alemão da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária. Crianças e jovens de toda a Alemanha querem chamar a atenção para a importância de defender o meio ambiente e as culturas do mundo inteiro.
Os incêndios, o desmatamento e a exploração implacável dos recursos estão destruindo os meios de sustento das populações indígenas dos países sul-americanos da Amazônia. A cultura de cerca de 400 grupos étnicos também está ameaçada.
O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias na Alemanha, padre Dirk Bingener, explica que a intenção é “recordar que todas as crianças do mundo têm o direito de crescer em um ambiente intacto e saudável. Estamos cientes de que todos devem assumir as suas responsabilidades em defesa da nossa Casa comum”.
A urgência deste tema e desta responsabilidade manifesta-se, de modo alarmante, na região amazônica, com diz ainda o diretor das POM na Alemanha: “A bacia amazônica enfrenta a pior seca dos últimos 122 anos. Os níveis da água estão extremamente baixos, enquanto as temperaturas do ar e da água estão excessivamente altas. As mudanças climáticas estão se tornando cada vez mais graves. Esta é, mais uma vez, a prova de que a terra só terá futuro se todos os homens aprenderem a preservar a Criação de Deus e a viver em harmonia com a natureza!”.
Vestidos com trajes dos Três Reis Magos, com o cometa e seus cantos, os “Cantores da Estrela”, todos os anos, antes da Epifania, batem às portas dos lares cristãos alemães. As crianças das paróquias católicas, membros da Infância Missionária, levam de casa em casa bênçãos às famílias, coletando doações para seus coetâneos que mais sofrem.
FONTE: CNBB
0 Comentários