POM em saída: lideranças refletem o processo de atualização institucional


Durante os dias 8, 9 e 10 de março, lideranças das Pontifícias Obras Missionárias de diversas regiões do Brasil e instituições parceiras estiveram no primeiro encontro com o grupo ampliado do projeto POM em Saída, que reflete a reforma institucional das Pontifícias Obras Missionárias. Além de lideranças da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Pontifícia União Missionária, também estiveram presentes colaboradores das POM e representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), da Comissão Missionária da CNBB e Centro Cultural Missionário (CCM). A assessoria foi do Irmão Marista, José Augusto Junior, que compõe o grupo Horizontes: assessoria e formação.

Este processo já está sendo discutido pelas POM em todo o mundo nos últimos anos. No Brasil, foi constituída uma equipe central que vai acompanhar as atividades, construindo um itinerário de reflexões com lideranças das Obras, assim como buscando ampliar a escuta sobre as necessidades para a animação missionária hoje.

O projeto POM em Saída objetiva a construção e implementação de estratégias de governança e gestão mais eficiente para potencializar a organização e atuação das POM no Brasil, considerando os contextos contemporâneos e apelos do Magistério da Igreja, agregando sustentabilidade e perenidade.


Durante a primeira assessoria do encontro, Pe. Antonio Niemiec, assessor pedagógico do Centro Cultural Missionário (CCM), lembrou que a reforma da Cúria Romana se insere no contexto da missionariedade da Igreja, por isso a importância deste processo de atualização motivada pelas POM. Na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões deste ano, destaca a necessidade de se retomar a essência missionária da Igreja. “Hoje o drama da Igreja é que Jesus continua a bater à porta, mas da parte de dentro, para que O deixemos sair! Muitas vezes acabamos por ser uma Igreja (…) que não deixa o Senhor sair, que O retém como “propriedade sua”, quando o Senhor veio para a missão e quer que sejamos missionários” (Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2024).

Durante os dias de encontro, os participantes do grupo de trabalho tiveram oportunidade para olhar as ações realizadas pelas Obras, em vista de uma maior integração das ações e um retorno à essência missionária que está no centro das atividades das POM. O processo de atualização acontece ao longo de 2024, trazendo luzes para a ação missionária e a vida das Obras no Brasil.




Postar um comentário

0 Comentários