O Encontro de Formação para novos Assessores da Infância e Adolescência Missionária - EFAIAM reuniu mais de 30 participantes de seis paróquias da Diocese de Osório (RS): Santo André Avelino, de Maquiné; São José, de Três Cachoeiras; São Pedro, de Xangri-Lá; Senhor Bom Jesus, Morrinhos do Sul e Mampituba; São José Operário, da Vila São João-Torres e Paróquia São Domingos, de Torres. O encontro foi realizado no Centro de Pastoral da Paróquia São Domingos, em Torres, entre os dias 7 e 9 de junho.
O evento contou com a presença do bispo da Diocese, dom Jaime Pedro Kohl, e teve como objetivo preparar adultos e jovens, acima de 16 anos, para assessorar grupos de crianças e adolescentes, promovendo o carisma da missão universal incentivado pelas Pontifícias Obras Missionárias.
Veridiana de Souza dos Santos Espíndola, uma das participantes, destacou a importância do evento para a missão da Igreja. “Aprendemos muito sobre a missão e a metodologia da IAM, que segue o tripé da oração – sacrifício e solidariedade, e tivemos a oportunidade de aplicar esses conhecimentos durante a Missa de domingo, onde fizemos a entrega das cruzes e assumimos o compromisso de evangelizar”, contou.
O encontro contou com uma programação diversificada que incluiu palestras sobre a história das Pontifícias Obras Missionárias, a espiritualidade do missionário, o carisma da infância e adolescência missionária, além de dinâmicas práticas e momentos de oração. Uma das atividades marcantes foi a “saída missionária” até a igreja São Domingos, onde os participantes puderam trabalhar a mística missionária em um ambiente inspirador.
A coordenadora do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), a leiga Rosemara de Borba Bernardo, ressaltou a acolhida calorosa e a organização do evento. “Foi ótimo! Ficamos muito felizes com o número de participantes e com o comprometimento de cada um! Era visível a alegria e encantamento com a proposta e a metodologia da IAM! A organização prévia e a colaboração de muitos que ficaram anônimos foram fundamentais, a estes a nossa gratidão e prece, declarou.
A coordenadora estadual da IAM, Irmã Célia da Costa Santos, e outros colaboradores desempenharam um papel fundamental na condução das atividades. As atividades do domingo, (9), iniciaram com a Missa dominical na igreja São Domingos, onde os participantes receberam as cruzes missionárias, simbolizando o compromisso assumido durante o encontro e benção de envio. Após a Missa, seguiram os trabalhos com as orientações finais e a entrega de certificado. O encontro foi encerrado ao meio dia, com almoço de confraternização.
O Padre Ildomar Ambos Danelon, assessor eclesiástico para a Animação Missionária na Diocese, expressou sua gratidão à Paróquia São Domingos e a todos os envolvidos na organização do evento. “Foi um trabalho em mutirão muito bom. Saímos dali muito contentes, com o coração alegre e disposto a colaborar na missão da IAM. Agradecemos a estrutura oferecida pela Paróquia, desde a animação, o espaço, até a preparação das refeições e acolhida para os pernoites”, afirmou.
O EFAIAM 2024 não apenas reforçou a importância da missão universal da Igreja, mas também inspirou novos líderes a levar adiante o trabalho da IAM em suas comunidades. Com o compromisso renovado, os participantes retornaram às suas paróquias determinados a promover a evangelização e o protagonismo das crianças e adolescentes na missão da Igreja.
FONTE: Diocese de Osório
0 Comentários