O Congresso Nacional da Infância e Adolescência Missionária teve início nesta sexta, 27 de setembro. Mais de 800 participantes desembarcaram no Santuário de Aparecida, em São Paulo, com as cores e toda a animação das crianças e adolescentes que fazem parte da Obra em todo o Brasil. O tema que vai inspirar as atividades será “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt. 22,9).
O encontro teve inicio com uma celebração eucarística no Santuário, presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro do Itapemirim (ES) e membro da Comissão Missionária da CNBB. Após a missa, os participantes caminharam em procissão luminosa até o Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho, local onde serão realizadas as conferências de todos os dias do Congresso. Embalados por cantos e muita alegria, com destaque para a participação das crianças animando a caminhada, os participantes demonstraram toda a fé e compromisso com a missão.
Abertura oficial
A cerimônia de abertura do Congresso da IAM contou com as falas de Ir. Regina da Costa Pedro, diretora nacional das POM, Dom Maurício da Silva Jardim, bispo de Rondonópolis-Guiratinga e presidente da Comissão Missionária da CNBB, Ir. Antonia Vania de Sousa, secretária nacional da IAM, e da participante da Obra, Tainá Figueiras, de 8 anos. O encontro contou com a mensagem em vídeo do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.
Em sua fala de boas-vindas, Ir. Regina destacou a realização de um sonho: reunir crianças e adolescentes do Brasil inteiro, acompanhados pelos assessores, pelas famílias, para experimentar a alegria de ser IAM. “Nesta noite, nossa presença alegre, manifesta, em primeiro lugar, nossa gratidão por termos sido convidadas e convidados a participar do banquete que o Senhor Jesus nos oferece. Manifesta também o nosso renovado compromisso de ir, com a força do Espírito, para fazer com que Jesus seja conhecido e amado por todos. Desejo que todos e todas se sintam bem-vindos e que juntos possamos fazer com que este sonho missionário se transforme em testemunho e anúncio missionários que começam nas nossas realidades locais e alcançam os confins do mundo”, lembrou a diretora da POM no Brasil.
Dom Maurício destacou a alegria do episcopado em contar com a IAM nas dioceses do Brasil. “As POM e a Igreja do Brasil tinha uma dívida com a IAM, houve o congresso missionário nacional em Manaus, e hoje chegou o dia. Que façamos um lindo congresso nacional da IAM”, destacou Dom Maurício.
A pequena missionária Tainá também deixou o seu recado em nome de todas as crianças do Brasil. “Quando a gente é IAM, a gente consegue fazer novos amigos em vários continentes”, lembrou a participante da IAM da Paraíba.
Para finalizar o momento de abertura, Ir. Antonia Vânia de Sousa, secretária nacional da IAM, fez uma breve recordação dos encontros nacionais da IAM em todo o Brasil.
0 Comentários