A Campanha Defenda-se, projeto do Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI), lançou o jogo Festa do Brincar durante o 1º Congresso Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que ocorreu de 27 a 29 de setembro de 2024, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). O evento, reuniu crianças, adolescentes e famílias de todo o país, visa promover laços de fé e solidariedade, além de incentivar a proteção e defesa dos direitos das infâncias e adolescências.
O Festa do Brincar é voltado para crianças de 6 a 10 anos e tem o objetivo de apresentar temas como consentimento, segurança online e estratégias de prevenção às violências, principalmente a violência sexual, de forma amigável e lúdica. Os jogadores podem escolher entre os personagens Bia ou Santiago, com os apelidos de Amora e Vagalume, e explorar diversos ambientes escolares em um dia especial de festa.
“O jogo foi pensado para ser uma forma leve de gerar diálogos importantes entre crianças e adultos de confiança, seja no ambiente familiar, escolar ou outros espaços de convívio das crianças”, explica Rafael Teixeira, analista de comunicação do CMDI. Os jogadores podem ganhar pontos extras ao interagir com elementos escondidos nos cenários, incentivando a curiosidade e o aprendizado.
Desenvolvido em parceria entre Centro Marista de Defesa da Infância e FTD Educação, o jogo é gratuito e está disponível no site https://defenda-se.com/festadobrincar/.
A Campanha Defenda-se promove a autodefesa de crianças contra violência sexual a partir de uma série de vídeos animados e jogo online. As histórias ajudam no reconhecimento de estratégias que dificultam a ação dos agressores.
Há, também, materiais para educadores e adultos de confiança, como o material “Revelação Espontânea: cartas à comunidade educativa”, que traz informações sobre a acolhida de uma criança que relata uma situação de violência; “Práticas educativas”, com roteiros de atividades e referências bibliográficas para tratar temas ligados a direitos de crianças e adolescentes e prevenção de violências; e ebooks “De olho na cena”, que aprofundam as mensagens-chave abordadas nos vídeos da Campanha.
“A Campanha Defenda-se se conecta aos apelos do Papa Francisco em documentos como o Moto Proprio ‘Como uma mãe amorosa’, de 2016, e ‘Vós sois a luz do mundo’, de 2023, em que pede por ações concretas na proteção das infâncias”, afirma Rafael.
Todos os materiais são disponibilizados gratuitamente em https://defenda-se.com/
0 Comentários