Amanhã, dia 19 de maio, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) completa 167 anos de fundação.
O que motivou Dom Carlos Forbin Janson, bispo de Nancy, França, a fundar a Santa Infância em 1843, foram as cartas que missionários da Ásia enviavam contando a triste realidade das crianças: abandono, fome, mortalidade. Sensibilizado, o bispo convocou as crianças francesas e pediu uma Ave-Maria por dia e uma moeda ao mês pelas crianças que morriam sem ser batizadas. Assim nasce a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária.
Atualmente, a IAM está presente em 130 países. Só no Brasil são cerca de 30 mil grupos, mais de 400 mil crianças e adolescentes que assumem o compromisso deixado pelo fundador: “criança ajuda e evangeliza criança”.
Discípulos Missionários nos cinco continentes
Com o intuito de celebrar o aniversário de fundação da Obra; divulgar o protagonismo missionário das crianças e adolescentes; aprofundar e colocar em prática sua história e carisma e fazer a oferta, fruto de sacrifícios, para o Fundo Mundial de Solidariedade da IAM; o Regional Sul1 da CNBB – São Paulo, organiza pelo terceiro ano uma mobilização.
O tema sugerido para a reflexão é "Infância e Adolescência Missionária - Discípulos Missionários nos Cinco Continentes" e lema: "Eles precisam de nós...". Assim, olhando a realidade das crianças de todo o mundo e repetindo o gesto das primeiras crianças missionárias, os grupos da IAM, paróquias e dioceses, são convidados a se reunirem para rezarem as “Ave-Marias”, através do terço missionário e colaborarem “com suas moedinhas”, fruto de sacrifícios, para o Fundo Mundial de Solidariedade da IAM.
Informações e subsídios estão disponíveis no blog da Garotada Missionária: http://garotadamissionaria.blogspot.com.
Equipe da Mobilização Regional da IAM, Sul 1-CNBB
0 Comentários