Header Ads

A IAM no Mês das Missões

Neste mês de outubro, a Igreja se volta para a necessária compreensão das Missões, isto é, da permanente preocupação pelo anúncio do Evangelho a todos os povos. Mas a Igreja está sempre em missão. Uma das obras pontifícias a ser destacada é a Infância e Adolescência Missionária (IAM), destinada para desenvolver na criança e no adolescente a vontade de participar e crescer dentro da Igreja, sendo um discípulo missionário.

A Coordenadora da Infância Missionária da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro, Celeste da Conceição Alves, explicou que é responsável pelo trabalho realizado em Paróquias e escolas do Rio. Através dele, crianças e adolescentes ficam atentos a tudo o que acontece na comunidade e tentam ajudar, à luz da Palavra. Segundo Celeste, elas são testemunhas missionárias para outras crianças.

Celeste da Conceição disse ainda que a Obra tem uma metodologia própria. Para formar os agentes são realizados quatro encontros. No primeiro, é trabalhada a realidade, algum tema atual. Em seguida, vem o momento de trabalhar a espiritualidade missionária, à luz da Palavra. No terceiro encontro, ela disse que é assumido o compromisso de um tema. E por último é a prática.

Como outubro é mês missionário, haverá uma novena com o tema “Ouvir o clamor do povo”. Como atividade haverá a recitação de um terço missionário, no dia 16 de outubro, às 9 horas, no Santuário da Penha.

As crianças são sempre acompanhadas por um assessor, que é formado através de um Encontro de Formação e Animação da Infância Missionária.

Paróquias, pastorais e escolas que queiram realizar esse trabalho missionário com as crianças e adolescentes podem procurar a Celeste, através do telefone: 3351-1116. Ela tem um grande material de formação e desejo de expandir essa missão.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.