Nos dias 26 e 27 de fevereiro cristãos, adolescentes, jovens e adultos participaram do 2º Encontro de Capacitação para Agentes da Infância e Adolescência Missionária (IAM) organizado pela Diocese de Rondonópolis, Mato Grosso, no Centro de Formação Diocesano - CEPA.
Quatro adolescentes coordenam a Infância e Adolescência Missionária (IAM) diocesana, sendo essa uma metodologia de catequese evangelizadora que não tem seu destino último a realização sacramental, e sim, no engajamento e compromisso da criança e do adolescente na comunidade eclesial. É uma estratégia de pastoral elaborada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), cujo material se encontra disponível em seu site: www.pom.org.br.
Foram dois dias de muita alegria, formação, partilha de vida e de amizade. No sábado a noite os participantes realizaram uma noite cultural organizada através dos cinco continentes e em seguida um lual, onde cada criança e adolescente partilhou sua vida, sentados na grama do jardim do CEPA. O encontro terminou no domingo às 16h com uma bonita celebração eucarística na capela do Centro de Formação Diocesano. Os adultos, jovens e crianças presentes renderam graças a Deus por esses dois dias tão marcados por vivência fraternal. Dom Juventino, presidente da celebração, doou para as paróquias que enviaram seus representantes materiais da IAM para continuarem suas atividades missionárias.
A Diocese está buscando investir nessa metodologia de pastoral como alternativa para fomentar a dimensão missionária nos cristãos a partir de sua infância, adolescência e juventude. Traz como novidade o protagonismo das referidas idades, sendo elas mesmas responsáveis pela dinamização, motivação e execução do seu processo evangelizador: crianças evangelizando crianças e adolescentes evangelizando adolescentes. O Documento de Aparecida apresenta forte para a Igreja em sua dimensão missionária, com objetivo de que em todo o Continente Latino Americano e Caribe os cristãos avancem para a uma ação missionária mais profunda dentro de sua própria comunidade, paróquia e diocese, como um meio de sair da “pastoral de conservação para uma pastoral decididamente missionária”.
A metodologia da IAM é geradora de lideranças porque deposita confiança naquelas crianças e adolescentes que são capazes de orientar e ajudar os seus irmãos da mesma idade. A função do assessor ou assessora jovem ou adulto é estar junto com o coordenador ou a coordenadora para preparar os encontros e as atividades do grupo. Os locais de encontro do grupo não são fixados somente na comunidade eclesial, podem acontecer também através das orações nas famílias, visitas às pessoas doentes, na caridade fraterna a uma pessoa necessitada de bens materiais, de uma presença amiga, etc. As Pontifícias Obras possui materiais que orientam através de um roteiro para os encontros do grupo, com conteúdos centrados na pessoa de Jesus Cristo como Evangelizador do Pai e dos apóstolos como enviados para anunciar a Boa Nova do Reino.
Para que essa iniciativa seja fecunda a coordenação diocesana da IAM conta com o apoio dos párocos, das coordenações paroquiais de catequese e dos catequistas que possam ajudar a promover, suscitar e despertar cristãos jovens e adultos para assessorarem grupos da Infância e Adolescência Missionária.
Hiago Arruda Manoel, Coordenador Diocesano da IAM
0 Comentários