De acordo com o secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros, o foco do evento foi a Campanha Missionária 2011, cujo tema é “Missão na Ecologia” e a Campanha da Fraternidade também deste ano, “Fraternidade e a Vida no Planeta”.
“Trabalhamos durante o encontro aspectos da ecologia com as crianças: oficinas de reciclagem, preservação da natureza, confecção e reaproveitamento de brinquedos em desuso”, lembrou. Padre André afirmou que trabalhar com crianças a temática “Missão na Ecologia” é importante porque é uma forma de educá-las para a vida do planeta e a missão no mundo.
“Foi uma forma de educá-las para a preservação ambiental e os cuidados com o planeta; além disso, foi bom para divulgar a Campanha, pois muitas pessoas nem mesmo sabem o seu significado. Deixamos claro para elas que a Campanha Missionária dá continuidade à Campanha da Fraternidade com uma ótica voltada para todo o mundo”, completou o secretário.
Padre André assessorou ainda, durante o Congresso, um encontro com os assessores adultos. Ele tratou do tema “A Campanha Missionária e a Metodologia da Infância Missionária”. O secretário avaliou positivamente o Congresso e disse que saiu contente com os resultados. “O Congresso reafirmou a força da articulação da IAM naquele estado que é um dos pioneiros do trabalho desenvolvido pela Infância e Adolescência Missionária no Brasil”.
Testemunho missionário
O diretor nacional das POM no Brasil, padre Camilo Pauletti, também participou do Congresso. Ele deu seu testemunho missionário aos coordenadores de IAM destacando sua experiência missionária em Moçambique durante seis anos (1999-2004).
“Foi a primeira vez que falei a um grande grupo de crianças sobre minha experiência em Moçambique. Foi muito bom porque elas fizeram perguntas muito concretas como ‘quais as minhas maiores dificuldades, o que me chamou mais atenção, o que mais marcou minha vida’. São interesses concretos dessas crianças que mostram que elas estão sintonizadas com algo além do seu redor. Percebi a atenção que elas dão para a missão. Com certeza foi um momento que mexeu com a vida delas”, relatou.
Padre Camilo completou dizendo que se surpreendeu com a força da IAM no estado do Espírito Santo. “Eram apenas quatro dioceses presentes, mas pouco mais de 100 crianças que mostraram sua força e empenho para fazer crescer a Infância e Adolescência Missionária onde ainda não há esta presença no estado”, disse. “Para mim foi um banho de Igreja de base que só me faz acreditar que nossa Igreja tem esperança pela frente”, concluiu.
3 Comentários
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO encontro foi muuuuito booom! Foi uma ótima aprendizagem para mim. Ouvir sobre as experiências dos padres nos fez refletir o quanto devemos ser missionarios, solidários e amigos com todos os que precisam. Foi ótimo o encontro, aprendemos bastante também com o projeto relacionado ao meio ambiente, como fazer reciclagens e tudo mais :D ameeeeeei tudo :D Beeeijos!
ResponderExcluirO congresso foi muito rico as experiencias troadas reforçam e anima-nos a manter esse ardor missionário...
ResponderExcluir