Fundada em 19 de maio de 1843, por Carlos Augusto Maria de Forbin Janson, a Obra da Santa Infância se espalhou pelo mundo... A Obra da Santa Infância Missionária chegou ao Brasil no ano de 1858. Foi muito bem acolhida e produziu muitos frutos. Na celebração dos seus 150 anos de existência, houve um Encontro em Cali, na Colômbia, realizado no mês de julho de 1993, e a partir daí, sua articulação ganhou novo impulso no país. Os 20 assessores e as seis crianças brasileiras que participaram deste Encontro, iniciaram a reorganização da Infância e Adolescência Missionária -IAM. Nesse trabalho, destacaram-se, sobretudo, as crianças, que deram um novo impulso de renascimento à Obra. Em 1994 houve o 1º Encontro Nacional em São Paulo, e em 1996 o 2º, em Vitória-Espírito Santo. Alguns participantes deste Encontro de Vitória foram convidados a fazer a Escola de Animadores Missionários - ESAM em Quito, no Equador e lá foi formada uma equipe de redação para os manuais que começaram a ser usados em todo o Brasil. Foram feitos três volumes: "Animando a IAM - nível l, II e III", sendo impressos aproximadamente 250.000 exemplares - juntando os três volumes. Também foi produzido o CD "Infância Missionária Canta".
A mesma equipe ficou com o encargo de repassar as ESAM nas várias regiões do país. Aqui adotou-se o nome de Encontro de Formação de Assessores da Infância e Adolescência Missionária - EFAIAM. Desde 1997 até hoje já foram realizados mais de 500 EFAIAMs em todo o território nacional. Ainda hoje esta tem sido uma das principais ocupações do Secretário Nacional da IAM.
Mesmo quando o EFAIAM não tem assessoria do Secretário Nacional, as Pontifícias Obras Missionárias - POM enviam gratuitamente o material a ser utilizado pelos assessores em sua formação. O texto básico é o "Kit do Assessor", composto por cinco pequenos livretos. Todos os temas dos Encontros se encontram em apresentações em Power Point disponibilizados em CD para os participantes que desejarem.
Em 2006, o padre Edson Assunção Santos Ribeiro assumiu a Secretaria Nacional, e coordenou a publicação do livro "Roteiros para assessores e coordenadores de gruposde crianças", com tiragem inicial de 20.000 exemplares e do CD "Cantando a Missão", com tiragem inicial de 10.000 cópias. Está em fase final de produção o livro “Adolescentes sem Fronteiras", a ser usado pelos grupos de adolescentes.
Nos últimos três anos começou-se a fazer Encontros com os coordenadores diocesanos da IAM, a fim de articular e fortalecer mais as coordenações nos diversos estados do Brasil. Tais Encontros têm tido muito boa aceitação. Os textos estudados são os documentos missionários da Igreja.
No dia 3 de maio de 2010, a IAM do Brasil chorou pela perda física do padre Edson, que faleceu em um acidente de carro, mas, hoje se alegra por saber que ele olha por todos no céu. De forma interina, até o final de 2010 o padre André Luiz de Negreiros assumiu o Secretariado Nacional da IAM, já que era até então o Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária. A partir de 2011, assumiu oficialmente a IAM, dando continuidade aos trabalhos encaminhados pelo saudoso padre Edson.
Atualmente existem no Brasil mais de 30.000 grupos de crianças e adolescentes da IAM. Embora o número pareça grande, ainda está bem longe de atingir metade das comunidades do Brasil, estimadas em mais de 100 mil. Oxalá em breve tenhamos pelo menos um grupo em cada comunidade.
"De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!"
André Luiz de Negreiros, Secretário Nacional da Pontifício Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM).
Objetivo da IAM no Brasil:
Objetivo Geral: Assimilar os princípios fundamentais e adquirir as disposições básicas para realizar a animação, a formação, a organização e a cooperação missionária da Obra da Infância Missionária em todo o território nacional.
Objetivos específicos:
1. Por os fundamentos do processo de renovação pessoal missionária para melhorar o serviço dos animadores missionários.
2. Elaborar modelos para uma melhor animação, formação, organização e cooperação missionárias com as crianças, adolescentes e animadores missionários.
3. Capacitar os assessores para organizar e guiar o EFAI AM (Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária) a nível local.
4. Fortalecer a comunhão missionária entre os participantes para que depois possam ajudar-se melhor a nível regional e local.
5. Elaborar modelos operativos para o serviço missionário com as crianças em sua família.
6. Assumir linhas de ação que promovam a pastoral missionária e a Infância Missionária nas Igrejas Particulares e nas comunidades locais.
Critérios Gerais:
Os objetivos da IAM serão alcançados com os seguintes critérios:
1. Oferecendo adequada animação missionária entre os participantes.
2. Assimilando os elementos fundamentais da teologia missionária, espiritualidade missionária e metodologia missionária.
3. Fortalecendo a organização da Infância e Adolescência Missionária e a dos assessores como animadores dentro dela.
4. Promovendo a cooperação missionária dos assessores e das crianças.
5. Propiciando a elaboração de material para os EFAIAMs locais e para o serviço às crianças.
6. Estimulando a que cada um faça a aplicação do EFAIAM em seu serviço missionário.
7. Aproveitando os materiais recebidos sobre os temas tratados e outros materiais de apoio para a formação contínua.
O grande sonho será realizado quando conseguirmos despertar a dimensão além-fronteiras dos pequenos grandes missionários em toda a Igreja do Brasil. A missão contínua e a l AM espalha suas gotinhas missionárias pelo mundo.
FONTE: Revista Missões – Maio 2011
0 Comentários