ÁFRICA/SOMÁLIA - A cólera continua a fazer vítimas entre os menores e 750 mil pessoas correm o risco de morrer de fome


Depois de 20 anos de guerra, atualmente na Somália se registra uma grande penúria e até agora 55 crianças morreram por causa da cólera e desnutrição grave. Na região meridional de Bay, a cerca de 250 km ao noroeste de Mogadíscio, foram contabilizados outros 35 casos de cólera entre menores. Pelo menos 425 pessoas atingidas por várias doenças foram internadas nos hospitais locais para cuidados médicos. Mais de 20 crianças morreram de fome e milhares estão a ponto de morrer pela mesma causa.

A Somália registra o índice de mortalidade infantil mais elevado do mundo, com pelo menos uma criança a cada cinco que morre antes de completar cinco anos de idade. Segundo os últimos dados do Inter-agency Group for Child Mortality Estimation das Nações Unidas, o índice de mortalidade em 2010 era de 180 mortos a cada 1000 nascidos vivos.

A maior parte da Somália meridional sofre a penúria e, segundo as Nações Unidas, 750 mil pessoas correm o risco de morrer. Segundo a organização, no país foram vacinados menos de um terço das crianças menores de um ano, mais de 70% da população não tem acesso à água potável, e somente três crianças a cada 10 estão matriculadas na escola fundamental.

A Somália não tem um governo regular desde 1991, quando os senhores da guerra derrubaram o ex-ditador Mohamed Siad Barre. Estrategicamente situada no Chifre da África, é um dos países de onde provém o maior número de refugiados e deslocados do mundo.

FONTE: Agência Fides - 04/01/2012

Postar um comentário

0 Comentários