Grupos da IAM e JM celebram aniversário da Obra


IAM das Paróquias de N. Sra. de Fátima e São Pedro Apóstolo


Assim como a Infância e Adolescência Missionária (IAM) de todo o mundo, os grupos presentes na Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo/SP, celebraram, com diversas iniciativas, o aniversário de 169 anos de fundação da Obra. Os grupos da IAM e JM das paróquias de Nossa Senhora de Fátima - Vila Curuçá e de São Pedro Apóstolo, de Artur Alvim, realizaram uma Jornada Missionária que contou com a presença de cerca de 60 participantes.

Padre Vicente Frisullo, OSST, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, acolheu os participantes refletindo sobre a Missão dos discípulos de Jesus. Em seguida, Ir. Irene, Missionária da Consolata, apresentou aos participantes o Documento de Aparecida, destacando a preocupação da Igreja com a Missão permanente. "A Infância Missionária é um local privilegiado, já que desperta as crianças, desde cedo, a preocupação com a Missão Universal" - afirmou a religiosa.

Além da comemoração do aniversário de fundação da Obra, foram comemorados os 13 anos de implantação na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. É da paróquia que nasceu o blog "Garotada Missionária" (http://garotadamissionaria.blogspot.com), que é, atualmente, o blog oficial da IAM do Brasil.

Na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Guaianases, a data foi recordada com uma Celebração Eucarística que reuniu cerca de 200 crianças e adolescentes dos onze grupos da IAM presentes na paróquia. A celebração foi presidida pelo vigário, Pe. Alessandro Zanchi, Missionário Xaveriano. Segundo a equipe paroquial da IAM, a iniciativa ajuda a criar identidade e unidade entre os grupos da paróquia. "Temos em nossa paróquia diversas realidades. As comunidades são distantes, o que acaba dificultando esses encontros com mais frequência. Essa é uma oportunidade para celebrarmos nossa história e carisma", declarou Jane Caitano, que é assessora na paróquia.

Crianças e adolescentes em Celebração Eucarística
na Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Missão Jovem
Já na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em São Miguel Paulista, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) estão presentes através do trabalho da Infância, Adolescência e Juventude Missionária. Para comemorar o aniversário da IAM, os grupos se reuniram no domingo, 20, para realizar uma celebração em ação de graças ao aniversário da Obra.

Durante a homilia, o pároco, Pe. Edílson de Souza Silva, recordando o Evangelho do dia, destacou o carisma das Obras. "A Infância, Adolescência e Juventude Missionária coloca em prática o que Jesus ordenou aos seus discípulos: 'Ide pelo mundo inteiro e proclamai a Boa Nova...'. Esses jovens fazem isso, primeiramente, pela oração e pelo sacrifício financeiro, depois com pequenos gestos de evangelização e solidariedade; sejamos capazes de imitá-los, sendo missionários em casa, com a família, na escola, no local de trabalho e em todo o mundo", enfatizou o sacerdote.

Ainda na celebração, foi realizado o envio dos participantes da 1ª Missão Jovem da paróquia, que conta com a participação da Adolescência e Juventude Missionária das paróquias de Nossa Senhoras do Rosário, Nossa Senhora de Fátima e São Pedro Apóstolo.

Após a celebração os jovens saíram em missão, visitando as casas próximas da comunidade. As visitas seguem nos próximos domingos, 27 de maio e 03 de junho.

Adolescência e Juventude Missionária em Missão

Novo grupo da IAM
No sábado, 19, a Paróquia de São Francisco de Assis, em Guianases, iniciou suas atividades com as crianças da Infância Missionária. A paróquia se prepara desde o final do ano passado para iniciar os trabalhos. Em outubro, a paróquia recebeu a Jornada Diocesana da IAM, que reuniu mais de 300 crianças e adolescentes e ajudou na divulgação da Obra.

Rodrigo Alves Piatezzi
Coordenador Diocesano e
Assessor de Comunicação da IAM

Postar um comentário

0 Comentários