Header Ads

Comire Sul1 se prepara para o 32º Encontro Missionário Estadual


Nesta segunda-feira (06), ocorreu mais uma reunião do Conselho Missionário do Regional Sul1 da CNBB, em preparação do 32º Encontro Missionário Estadual, que acontecerá em Jundiaí nos dias 24, 25 e 26 de agosto deste ano. A reunião, realizada na Sede da Obra dos Cenáculos Missionários, no Alto da Lapa, em São Paulo, contou com a participação do Bispo Referencial do Comire Dom Vicente Costa; da coordenadora estadual Maria de Fátima da Silva; do assessor eclesiástico, padre Éverton Aparecido da Silva; das irmãs Carolyn Moritz do Cimi e da sub-região pastoral SP I; Imelda Moreno Loera, responsável pela Liturgia do Comire; Maria Filomena Mecabo da CRB-SP e dos padres Joaquim Gonçalves (Consolata); Domingos Francisco Forte de Oliveira (Consalata); Alcides Costa (Comboniano) e dos leigos Antonio Belchior; Aparecida Severo da Silva, secretária; Nádia Maria da Silva Fusinato, da Infância e Adolescência Missionária; Tiago Scalco representante da Juventude Missionária; Francisca Margarida da Silva da Diocese de Jundiaí; Maria Aparecida Gomes da Silva da Diocese de Lorena.

Destaque
Durante a reunião foi avaliado o 3º Congresso Missionário Nacional (CMN), realizado em Palmas, TO, no mês passado.  O assessor eclesiástico, padre Éverton Aparecido da Silva, da diocese de Presidente Prudente, que participou do 3º CMN, avaliou como positivos os trabalhos do Congresso Missionário Nacional e informou  que o Encontro Estadual vai reforçar os encaminhamentos e compromissos assumidos em Palmas com os agentes missionários da região do Estado de São Paulo e aplicá-los em nosso Regional, informa.

O tema do encontro será “A Dimensão Missionária do Regional Sul 1 à luz do 3º CMN: Compromissos e encaminhamentos”. Serão convidados os padres José Altevir da Silva, ex-assessor do Comina e provincial da Congregação do Espírito Santo (Província do Brasil) e Sidnei Marco Dornelas, assessor da Comissão para a Missão Continental da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para assessorarem o encontro. O objetivo é que os agentes se encontrem também para trocar experiências missionárias. Irão participar deste encontro cerca de 150 pessoas.

Sobre a avaliação do 3º CMN, a coordenadora salientou a importância dos temas debatidos em torno da Missão. No geral, a avaliação foi positiva, ela citou a relevância do tema do congresso Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II. “A partir das reflexões em torno do tema do congresso, é que o trabalho missionário que exercemos em nossas dioceses, se torna tão necessário e fundamental para que Jesus seja anunciado nesta sociedade secularizada e pluricultural da qual fazemos parte”. Ela explica também que “o encontro estadual será de grande importância para todos nós repassarmos as conclusões finais do 3º CMN e ainda sentir como as pessoas estão trabalhando a Dimensão Missionária em nossas dioceses e paróquias”.

Na reunião, foram discutidos outros assuntos de pauta, como a formação missionária através da realização do Curso de Extensão Universitária em Missiologia e Animação Pastoral, visando formar animadores missionários. O primeiro módulo começa em setembro próximo com o tema “Fundamentos Bíblicos da Missão”.

Projeto Missionário
Além da reunião do Comire, Dom Vicente também se reuniu separadamente com o secretário adjunto do Regional Sul 1 padre Nelson Rosselli Filho e Maria Aparecida Gomes da Silva da Diocese de Lorena para falar sobre o Projeto Missionário mantido pelo Regional Sul 1 da CNBB. A próxima reunião do projeto está programada para o mês de novembro.

FONTE: COMIRE - Regional Sul1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.