ENCONTRO: Vocação - Resposta ao chamado feito com amor por Deus


Falamos muito de vocação. A palavra vocação vem do latim: chamado; é a resposta ao chamado de Deus: "Sai da tua terra e vai..." (Gn 12, 1). Felizes os que abrem os ouvidos para escutar a voz amorosa do Pai, é um diálogo entre Deus e a pessoa, "Se tu vieres comigo, eu irei..." (Juízes 4, 8). Muitos homens e mulheres se colocaram corajosamente nas mãos de Deus, à serviço de seu projeto de vida.

Deus chama a todos e a todas, de todas as idades. Um grande exemplo ao chamado de Deus é a padroeira das missões, Santa Terezinha, que ainda tão jovem se doou inteiramente à missão. Neste mês refletiremos sobre as vocações, entendendo que, mesmo tão pequenas, as crianças e os adolescentes também são chamados pelo Pai a serem sementes do Reino.

1ª Semana: Realidade Missionária
Tema: Vocação, um chamado de amor e doação

Ambiente: Escrever o nome do Papa e do Bispo; dos Padres e Diáconos da paróquia; colocar no centro uma foto ou a imagem de São João Maria Batista Vianey.
Atividade: Refletir em grupo sobre a importância da presença destas pessoas na vida da Igreja; somos chamados a realizar boas ações em favor da vida. Alguns recebem um chamado específico, chamados a pastorear e animar as pessoas. Agradecer a Deus pelas vocações.
Leitura Bíblica: Samuel 3,1-20. Pedir a Deus que, assim como Samuel, especialmente os padres e bispos estejam sempre ao lado do povo.
Compromissos da semana: Conversar com os pais sobre quem foi o padre que lhe batizou, anotar o nome e rezar por ele.
Além Fronteiras: Pesquisar sobre a vida do fundador da Infância e Adolescência Missionária e o que o motivou a fundar a Obra.


2ª Semana: Espiritualidade Missionária
Tema: A vocação para a vida em família

Ambiente: Imagem ou foto da Sagrada Família, velas nas cores dos cinco continentes. Acolher com uma música instrumental. Observar a imagem lembrando-se de como Maria e José se doaram para a vida de Jesus.
Leitura bíblica: Lc 2, 51-52. Jesus viveu em família e junto dela cresceu em sabedoria e graça. Escutar a música "Oração pela família" de Pé. Zezinho. Lembrar o quanto nossas famílias são importantes. Um momento de silêncio. Acender as velas, pedir a Deus que abençoe as famílias de todos do mundo.
Compromissos da semana: Nesta semana organizar-se em grupos para a realização de alguns compromissos: Trazer flores para a montagem de um coração. Se possível convidar um(a) religiosa(o) para partilhar sobre seu trabalho. Cada membro poderá trazer um quilo de alimento para a cesta básica, que será doada a uma instituição ou uma congregação religiosa.
Além Fronteiras: Pesquisar nomes de missionários, de religiosos e religiosas que morreram em missão e trazer no próximo encontro.


3ª Semana: Compromisso Missionário
Tema: Vocação à vida consagrada

Ambiente: Coração feito com flores no chão, imagem de Jesus de braços abertos.
Atividade: Cada um deverá ler o nome dos missionários que morreram em missão. Citar também o nome de religiosas (os) que atuam nos grupos da IAM, nas comunidades, escolas, hospitais, em todo o mundo. Seguir a Jesus Cristo é abraçar a causa que ele abraçou. Perceber como o trabalho missionário delas ajudou a tantas pessoas. Testemunho de uma religiosa(o) que atua na paróquia. Motivar para as crianças colaborarem com o cofrinho missionário.
Leitura bíblica: Mateus 19, 16-21. O (a) religioso (a) é chamado a seguir a Jesus vivenciando os votos de obediência, pobreza e castidade.
Compromissos da semana: Pesquisar na bíblia sobre como muitas vezes Deus nos chama pela mediação de fatos ou pessoas a serem os discípulos missionários. Cada um deverá trazer um lanche para partilhar. Convidar algumas lideranças da paróquia.
Além Fronteiras: Rezar pelos missionários e missionárias, especialmente aqueles que estão nos países mais pobres e também os que estão em dificuldades.


4ª Semana: Vida de Grupo
Tema: Deus nos chama para estar à serviço do povo

Ambiente: Pedras formando um caminho, chinelos no meio, fotos dos membros dos grupos, espelho e a frase: Deus chama a quem? Cada um percorre o caminho, lê a frase e olha para o espelho.  É necessário pensar sobre qual é a vocação de cada um; caberá a nós compreendermos que a vocação para um serviço específico requer tempo.
Leitura bíblica: Jr 1, 4-10. A leitura pode ser feita por um dos convidados. Refletir sobre a importância da vocação laical na vida das comunidades. Confraternizar e agradecer a presença de todos.
Compromissos da semana: Partilhar qual será o tema do próximo encontro e conversar sobre quais serão os nossos compromissos.

Arlane Markely dos Santos Freire
Coordenadora da IAM do Estado do Ceará
FONTE: Jornal Missão Jovem - Agosto 2012

Postar um comentário

0 Comentários