Brasil participa de Encontro de diretores e secretários das POM do Cone Sul no Paraguai



Foi realizado nos dias 06 a 09 de setembro o 5º Encontro de diretores e secretários das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Cone Sul. O evento, realizado na Casa de Retiros Espírito Santo, em San Lorenzo, a 12 km de Assunção, Paraguai, contou com 21 representantes das POM da Argentina, Uruguai, Chile, Brasil e Paraguai.

Os encontros começaram em 2007, na Argentina, por iniciativa dos padres Daniel Lagni, ex-diretor das POM do Brasil, Jáiro Calderón, ex-diretor das POM da Argentina e padre Walter Von Holzen, SVD, diretor das POM do Paraguai. A 2ª edição foi no Chile (2008), a 3ª no Brasil (2009) e a 4ª no Uruguai (2010). As duas primeiras edições reuniram apenas os diretores, mas nos anos sucessivos incluiu os secretários das quatro Obras. Este ano o evento conta também com representantes da Juventude Missionária.

O objetivo é refletir, dialogar e encontrar pistas comuns para o trabalho de Animação Missionária nos países do Cone Sul”, explicou padre Walter durante a missa de abertura. “Somos animadores da Missão. Estudamos, dialogamos, programamos, mas muitas vezes, nos encontramos como o apóstolo Pedro que desanima”, disse ao comentar o texto do Evangelho do dia sobre a pesca milagrosa (Lc 5, 1-11). “Desejo que neste encontro tenhamos uma experiência de perplexidade, de fé e de surpresa, a exemplo de Pedro e seus companheiros quando viram a pesca que acabavam de fazer. Diante da imensidade dos trabalhos e das necessidades somos pequenos, mas Deus nos surpreende com a sua presença. Queremos pedir ao Senhor a coragem de lançar a rede mais uma vez. Não temos todas as respostas. A Palavra de Deus mostra o caminho também para as POM. Todo o esforço para chegar até aqui valeu a pena”, concluiu.

Durante o encontro foi apresentado um panorama sobre a realidade dos povos indígenas do Paraguai apresentado pela irmã Raquel Peralta, SSpS. Já o padre dr. Enrique Gaska, SVD, fez uma reflexão sobre a antropologia para a Missão: desafios culturais para a Nova Evangelização. No sábado, 8, aconteceu um momento de partilha sobre os trabalhos realizados pelas POM de cada país ao longo de 2012, e reunião em grupo de diretores, secretários e representantes da Juventude Missionária. Uma missa com vários grupos de Infância e Adolescência Missionária da diocese de San Lorenzo, visita à cidade de Assunção e à Basílica Nacional de Caacupé, completaram a programação no domingo, 9.

A delegação brasileira no Encontro foi composta pelos padres Camilo Pauletti, diretor das POM; Sávio Corinaldesi, secretário da Obra de São Pedro Apóstolo; Marcelo Gualberto Monteiro, secretário da Obra da Propagação da Fé; André Luiz de Negreiros, secretário da Obra da Infância e Adolescência Missionária e Jaime C. Patias, secretário da União Missionária. Participou ainda a jovem Sara Guerra Carvalho, coordenadora da Juventude Missionária do estado do Ceará.

FONTE: POM - www.pom.org.br


Postar um comentário

0 Comentários