Diocese de Santo André/SP realiza 1º ELMI



Nos dias 14, 15 e 16 de setembro aconteceu o 1º ELMI - Encontro de Líderes Missionários Infantis - da Diocese de Santo André/SP. O evento ocorreu na Paróquia São Pedro e São Paulo e na EMEB Marineida de Lucca, ambas localizadas na cidade de São Bernardo do Campo. Estiveram presentes 100 participantes das paróquias São Paulo Apóstolo (Mauá), São José (Ribeirão Pires), Santa Gema Galgani (Santo André), São Pedro e São Paulo, Sagrada Família, São João Batista, Nossa Senhora da Boa Viagem, São Judas Tadeu e Nossa Senhora do Rosário de Fátima (todas essas últimas de São Bernardo do Campo).

O encontro teve início na sexta a noite, com a Missa presidida pelos Padres Julio e Clemilson. Em seguida, foi realizada a divisão de crianças por famílias da paróquia, que as ‘adotaram’ durante o final de semana. Cada criança dormiu em uma casa, onde podia tomar banho, jantar e, o mais importante, conhecer e vivenciar uma realidade diferente.


Durante o sábado, ocorreram diversas oficinas divididas por temas, onde trabalhou-se a História, Carismas e Metodologia da IAM, além de oficinas mas lúdicas, como confecção de cofrinhos missionários a partir de material reciclável, música e brincadeiras.

A noite de sábado foi aberta com a oração do Terço Missionário, que foi rezado de maneira muito especial e participativa, buscando conhecer cada vez mais os cinco continentes. Em seguida, com a presença das famílias acolhedoras, foi realizada a Noite Cultural onde, além de conhecermos um pouco mais sobre a realidade da Paróquia e que estávamos, pudemos confraternizar com as famílias e estreitar os laços entre os participantes.

No domingo, foi trabalhado o perfil do coordenador da Infância e Adolescência Missionária, seguido de um momento de espiritualidade missionária. O evento foi finalizado com um grande almoço.

Além da presença da coordenação diocesana da IAM formada por Edgar Casado, Josi Guedes, Vania Aranza e Adriana de Paula, e outros assessores que muito colaboraram, como Elves Damasio, Eugênio Teixeira e Irmã Meire, o ELMI contou com o auxílio de Aline Siqueira, Roni Martins, Nádia Maria da Silva Fusinato e Izabel Fusinato, membros da Equipe Executiva do Regional Sul 1-CNBB, que pela primeira vez visitaram a Diocese.

Para Nádia, coordenadora da IAM no Regional Sul1, a visita ajudou a conhecer a realidade da diocese e a caminhada da Obra. "Dou meus parabéns a toda equipe que trabalhou para que este encontro se tornasse realidade. Também parabenizo os padres Júlio Caprani e Clemilson, que abriram as portas da paróquia São Pedro e São Paulo para acolher a este ELMI." - afirmou a coordenadora.

A missa de encerramento, presidida pelo Pe. Julio, ressaltou a importância de pregarmos o Evangelho. Isto fez também com que as crianças pudessem perceber a grande importância de seus trabalhos em suas comunidades, colocando o lema da IAM em ação: "Criança evangeliza e ajuda Criança".

Infância e Adolescência Missionária
Diocese de Santo André/SP








Comentários