Encontro de aprofundamento da IAM na diocese de Santa Maria-RS



O Encontro de Aprofundamento para Coordenadores Estaduais e Diocesanos da Infância, Adolescência e Juventude Missionária teve lugar no fim de semana, dias 14 a 16 de setembro, na diocese de Santa Maria (RS). Marcaram presença a arquidiocese de Porto Alegre e Passo Fundo e as dioceses de Osório, Pelotas, Bagé, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Vacaria.

O secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) padre André Luiz de Negreiros assessorou o encontro e abordou as temáticas O Rosto da IAM em nossa comunidade local, estudo do Documento Sacramentum Caritatis, tipos de crianças na atualidade, metodologia, Ano da IAM e mídias missionárias.

Durante o encontro os participantes puderam expressar os avanços e desafios da Obra nas comunidades e paróquias de suas dioceses. Sileni Silveira, da paróquia do Senhora Ressuscitado, da diocese de Pelotas, diz que a IAM tem ajudado no desenvolvimento estudantil das crianças de sua comunidade. “As crianças melhoraram seu comportamento na escola e na sociedade. Estão mais prestativas e atuando na comunidade através de trabalhos sociais”, contou.

Com relação ao encontro, Letícia Sgarbossa, da diocese de Vacaria, destaca o tema que foi fundamental para ela começar a aplicar em seu grupo. “Gostei do estudo das várias realidades crianças. É fundamental saber que elas vivem em realidades distintas. Enquanto alguns possuem demais, outras nada têm. Diante disso, considero necessário trabalhar em grupo sobre esse tema, mostrando que ninguém é melhor, ou pior, não importa a roupa, o quarto, ou o brinquedo”.

Já Tiago de Fraga Gomes, da diocese de Osório, está na expectativa do Ano da IAM que será celebrado em 2013 e 2014. "Espero que o Ano da IAM no Brasil seja uma oportunidade de divulgação dessa Obra de evangelização das crianças. Possa também servir de motivação para a ampliação do trabalho em todas as dioceses do país", afirmou. "Que a celebração dos 170 anos seja um momento marcante no fortalecimento dos grupos já existentes, renovando o carisma e a identidade da Obra", destacou.

Participaram ainda do encontro Rudson e Elisabeth da coordenação estadual da IAM e padre Roni, coordenador do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) da diocese de Santa Maria.

FONTE: POM - http://www.pom.org.br


Postar um comentário

0 Comentários