Jornada Nacional da IAM na Argentina



No dia 26 de agosto, domingo, se celebrou no Seminário Maior da Arquidiocese de Tucumán a Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Argentina. Mais de 600 crianças e adolescentes, com idade entre 4 e 16 anos, participaram de um dia de animação missionária e reflexão, onde, em grupos, trabalharam os temas: O Ano da Fé, os Compromissos da IAM, O carisma do trabalho, entre outros.

Desde 1950, em todo o mundo ...
O Papa Pio XII instituiu no dia 4 de dezembro de 1950, a Jornada anual da da Santa Infância ou Infância e Adolescência Missionária, onde, cada país do mundo, escolhesse um dia especial para celebrar uma Jornada, e assim dar um impulso especial para desenvolvimento do trabalho da Obra.

Desde 2001, na Argentina ...
No domingo, 26 de agosto (quarta domingo de agosto), conhecido como o mês da IAM, se celebra na Argentina, a Jornada da Infância e Adolescência Missionária, instituída pela Resolução n º 20, durante a 81ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Argentina, em maio de 2001.
Milhares de crianças e adolescentes de cinco continentes, em mais de 150 países participam desta Pontifícia Obra, cujo lema é "Crianças e adolescentes ajudam e evangelizam as crianças e adolescentes".
A IAM é uma instituição da Igreja Católica para promover a assistência mútua entre as crianças e adolescentes em todo o mundo, é uma das quatro Obras Missionárias Pontifícias, ligadas diretamente sob o Papa.

Em 2012, nos unidos em São Miguel de Tucumán ...
Este ano, de maneira especial e com a companhia da Secretária Nacional da IAM, Irmã Marcela Davies, juntamente com crianças e adolescentes de todas as dioceses do país, a Arquidiocese de Tucumán, acolheu a Jornada Nacional da IAM, com várias atividades, culminando com uma marcha pelas ruas, e a Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora das Mercês, presidida pelo Pe. Osvaldo Leone, Diretor Nacional das POM da Argentina;  e co-celebrada pelo arcebispo de Tucuman, Dom Alfredo Zecca Basílica e pelos padres Pe. Carlos Navarro e Gustavo Juárez, da equipe diocesana das POM de Tucumán.

"Com Maria rezemos... O Rosário Missionário"
Durante a Jornada, foi apresentado o livro: "Com Maria rezemos... O Rosário Missionário", cuja autoria e arte pertence a Claudio Navarro, leigo da Diocese de San Luis, fundador do grupo missionário "Tudo Teu Maria", membro da Equipe Nacional de Grupos Missionários  e colaborador das Pontifícias Obras Missionárias na Argentina.
Este material foi projetado, desenvolvido e ilustrado especialmente para as crianças, adolescentes e pessoas com "alma e coração das crianças", para uso em paróquias, escolas, nos grupos da IAM, na catequese e na família, em preparação à Campanha de Oração do Rosário Missionário, que será realizada de 1 a 31 de outubro em toda a Argentina, durante o mês de missões, este ano sob o lema "Na fé, consagrar o mundo a Maria, Rainha das Missões".

A IAM...
A Obra nasceu em 1843, por iniciativa de um bispo francês, Dom Carlos Forbin-Janson, que convidou as crianças da sua diocese para ajudar as crianças da China, através de uma Ave Maria por dia e uma moeda de um mês.
Os primeiros colaboradores da IAM são crianças e adolescentes, que rezam para as outras crianças nos territórios de missão e entregam, generosamente, suas ofertas. E através delas, há também seus pais e familiares, seus assessores e coordenadores, que querem ser mais solidários com as crianças e adolescentes de todo o mundo.

A IAM da Argentina lança seu olhar para a Oceania ...
Na Argentina, o dia nacional da IAM é animado e preparado desde o início do ano, sempre com um lema iluminador, neste ano: "Corações Sem Fronteiras, a Oceania nos aguarda." É a terceira etapa do caminho que as crianças e adolescentes missionários da Argentina estão fazendo pelos cinco continentes. Primeiro foi a Ásia (2010), em seguida, a África (2011). É a vez da Oceania (2012).
O mesmo acontecerá no Brasil, a partir de 2013.


A IAM na Argentina ajuda 5 mil crianças da Libéria.
Com as contribuições dos cofrinhos missionários, a Infância e Adolescência Missionária promove o estabelecimento e manutenção de centros de distribuição de alimentos, lares para crianças órfãs e abandonadas, hospitais para cuidar de crianças doentes, creches e escolhas de ensino fundamental e médio, Igrejas, capelas e lugares onde a fé é transmitida.
As ofertas de 2011 na Argentina foi destinado à África, exatamente para a República da Libéria, em resposta à proposta do Bispo da Diocese de Cabo Palmas (Fundada em 1981 Possui uma área de 31.760 quilômetros quadrados e uma população de 432.000 habitantes, dos quais 40.000 são católicos. Há 10 paróquias, 13 padres, dois irmãos religiosos, 16 religiosas e 65 catequistas), Dom Andrew Jagaye Karnley foi quem solicitou a ajuda para a educação cristã de 5.000 crianças. As ofertas oferecidos pela IAM da Argentina irá para a compra de materiais e móveis. Com a ajuda desse dinheiro também serão organizados retiros, oficinas, compras de vídeos sobre a história da Bíblia e dos santos.


Para mais informações, acesse o site das POM da Argentina:

Postar um comentário

0 Comentários