Infância, Adolescência e Juventude Missionária realizam formação em Belo Horizonte


A cidade de Belo Horizonte (MG) acolheu, neste final de semana, dias 22 a 24, um encontro de formação para coordenadores diocesanos da Infância, Adolescência e Juventude Missionária do Regional Leste II da CNBB (estados de Minas Gerais e Espírito Santo).

Os trabalhos tiveram a assessoria do padre André de Negreiros, secretário nacional da IAM que na ocasião abordou temas como: o Ano Jubilar da IAM no Brasil (maio 2013 – 2014), a Jornada Nacional da IAM no Brasil, a articulação das Famílias Missionárias, as conclusões do 3º Congresso Missionário Nacional, comunicação missionária e os preparativos para o 4º Congresso Americano Missionário e 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM 4 - Comla 9). A reunião serviu também para partilhar os trabalhos da IAM e da JM em curso nas dioceses do regional, refletir sobre a espiritualidade missionária, planejar e organizar os congressos da IAM em Minas Gerais e Espírito Santo.

Fiquei muito feliz com a partilha feita pelos jovens da IAM e JM que saíram em missão num bairro de Belo Horizonte. A ação serviu para completar os testemunhos que farão parte do material da Campanha Missionária deste ano”, avaliou padre André de Negreiros. O senhor José Gaspar Guimarães, cinegrafista da Verbo Filmes Produções aproveitou a oportunidade para recolher imagens em vista da realização do Vídeo da Campanha Missionária 2013.

Na missa de Ramos, presidida pelo padre André de Negreiros aconteceu também o envio missionário dos participantes que receberam os lenços da IAM e fizeram a sua consagração. O gesto foi liderado pela Irmã Eva Maria Ribeiro, missionária brasileira da Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, que trabalha com a Pastoral da Criança e também na área de educação de crianças e adolescentes na Angola. A religiosa está no Brasil para tratar da sua documentação e em breve retornará à sua missão na África.

Participaram da formação 34 pessoas das dioceses de Vitória e São Mateus (Espírito Santo) e Caratinga, Paracatú, Divinópolis, Montes Claros, Guanhães, Mariana, Campanha, Guaxupé, Belo Horizonte, Pouso Alegre e Itabira/Coronel Fabriciano (Minas Gerais). Cida Alves, secretária do Conselho Missionário Regional (Comire Leste II), acompanhou os trabalhos.

Segundo a coordenadora estadual da IAM de Minas Gerais, Maria das Dores, “o encontro foi muito tranquilo e um dos melhores, pois tivemos uma representatividade grande e madura das dioceses de nosso regional". Érica Júlia, coordenadora estadual da Juventude Missionária de Minas Gerais destacou o apoio e a confiança que as Pontifícias Obras Missionárias vêm dando ao trabalho. Para Francisco Malakarne (Kiko), coordenador estadual da IAM do Espírito Santo, “a caminhada está crescendo e se torna cada vez mais visível por meio de nossos congressos estaduais que estamos realizando agora, de dois em dois anos", destacou.

Jaime Carlos Patias
FONTE: POM - 25/03/2013

Postar um comentário

0 Comentários