Assessores de grupos de IAM na diocese de Caratinga (MG) recebem formação


Assessores e coordenadores de grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM) da diocese de Caratinga, Minas Gerais, realizaram nos dias 05 a 07 de abril, na paróquia do Santuário, em Caratinga, o terceiro Encontro de Formação (EFAIAM) de 2013.

Os trabalhos foram assessorados pelo secretário nacional da IAM, padre André de Negreiros com o objetivo fortalecer os grupos já existentes e intensificar a criação de novos grupos em toda a diocese.

Padre André falou sobre a Jornada Nacional da IAM que, a exemplo de outros países, este ano acontece também em todas as dioceses do Brasil no último domingo do mês de maio. O assessor falou ainda sobre Comunicação e Missão e explicou como será a participação das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013). Além disso, padre André repassou a história, o carisma e a metodologia da Infância e Adolescência Missionária, em especial para os assessores que ainda não tinham feito o EFAIAM nível 1.

"Amo esse trabalho" disse Mayra Araújo de Abreu que acompanha a IAM na paróquia Catedral São João Batista. "Foi amor à primeira vista, pelo método de evangelizar lembrando de todas as crianças do mundo e de forma especial, por ensinar às crianças e pais a importância da evangelização além-fronteiras e ver nelas o entusiasmo de serem missionárias".

Segundo a coordenadora diocesana da IAM, Irmã Luana Macêdo dos Santos, religiosa da congregação das missionárias de Nossa Senhora das Graças, "o trabalho com as crianças e adolescentes desperta a consciência missionária além-fronteiras e a expectativa para este ano é de renovação, reavivamento e encantamento dos grupos já existentes. Desejamos que novos grupos sejam implantados na diocese. Esperamos que a semente jogada na terra receba o cuidado necessário para que germine, cresça e dê frutos", desta.

O diácono Júlio César de Sousa Pereira, coordenador do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) de Caratinga explica que “a IAM é sinal de uma Igreja que se preocupa em estar em estado permanente de missão".

Participaram 63 pessoas representantes de vinte paróquias, sendo que em treze delas já existem grupos de IAM e nas outras estes estão em fase de implantação. Padre Joaquim Calais, coordenador diocesano de Pastoral, padre José Flávio, da paróquia de Vargem Alegre e padre Marlone, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, também marcaram presença.

No final dos trabalhos, o bispo de Caratinga, dom Emanuel, presidiu a celebração de envio onde os assessores e coordenadores paroquiais e de foranias receberam o lenço da consagração. Em sinal de comunhão e sintonia com o trabalho, o bispo também recebeu o lenço.

Jaime Carlos Patias
FONTE: POM - 11/04/2013

Postar um comentário

0 Comentários