Header Ads

Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo, comemora 170 anos da IAM com congresso missionário


Para comemorar os 170 anos de fundação da Infância e Adolescência Missionária (IAM), a Diocese de São Miguel Paulista, localizada no extremo leste da capital paulista, realizará seu primeiro congresso diocesano da IAM, que coincidirá com as celebrações de vinte anos de implantação da Obra na diocese.

Para finalizar as preparações do evento foi realizado no último sábado, 27, na Paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos, um encontro que reuniu mais de trinta assessores, representantes de doze paróquias onde a IAM está implantada. A reunião foi iniciada com um momento de formação, em seguida foi apresentada a estrutura e programação do congresso diocesano, que será realizado nos dias 18 e 19 de maio, na Paróquia de Santa Luzia, no bairro de Artur Alvim.

O Congresso Diocesano
A IAM foi implantada na Diocese de São Miguel Paulista em 1993, quando se comemoravam os 150 anos da Obra. Para celebrar a data, foi realizado em Cali (Colômbia), o 1° Encontro Latino-Americano da Infância Missionária, que contou com participação de dois delegados representando a diocese.

Neste ano de 2013, juntamente com a celebração dos 170 anos de fundação, a Obra marca vinte anos de presença na diocese e comemorá a data com a realização do 1º Congresso Diocesano da Infância e Adolescência Missionária.

No dia 18 de maio, o encontro será destinado à formação dos assessores, onde serão realizadas duas mesas rendodas; uma refletirá a realidade social e cultural das crianças e jovens na Diocese de São Miguel Paulista, já a outra apresentará o carisma da Obra e a história na IAM na diocese. As paróquias ainda terão a oportunidade de partilhar a caminhada dos grupos em suas comunidades.

Já no domingo, 19, dia em que a Obra completará 170 anos de fundação, as crianças e adolescentes se reunirão com o bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral, para celebrar sua jornada. O dia iniciará com a celebração da Santa Missa, onde as crianças entregarão seus cofrinhos missionários. Em seguida, os grupos farão apresentações representando a cultura dos povos americanos. Além disso, as crianças estão sendo motivadas a fazer um gesto concreto, trazendo materiais escolares que serão doados às crianças do Peru. "As iniciativas estão em sintonia com a Jornada Nacional da Obra, que tem como tema: 'IAM da América à serviço da Missão'. Além de um encontro festivo, de partilha e reflexão, com esse gesto concreto, queremos colocar em prática o nosso carisma de solidariedade universal." - explicou o coordenador diocesano, Felipe Gonçalves. Cerca de 300 crianças e adolescentes estão sendo esperadas neste evento.

Para obter mais informações sobre o congresso, clique aqui.

Rodrigo A. Piatezzi
Coordenador Diocesano da IAM

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.