Uruaçu (GO) acolhe Encontro Regional da Infância e Adolescência Missionária


Representantes de grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Centro Oeste da CNBB estiveram reunidos, neste fim de semana, dias 19 a 21, em Uruaçu (GO) para o mais um encontro de animação e partilha.

O XV Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM) teve como tema: “Com ardor
e amor anuncio Jesus Cristo” e reuniu, na Paróquia São Sebastião, 240 pessoas representantes de grupos da IAM das arquidioceses de Brasília e Goiânia e das dioceses de Anápolis e Uruaçu. Participaram também assessores, animadores, coordenadores, religiosas, seminaristas e padres.

Os participantes foram acolhidos pelas famílias e comunidades de Uruaçu e, logo no primeiro dia, a alegria e empolgação eram visíveis no rosto das crianças”, explica Sirlene Maria Silva Xavier, coordenadora diocesana da IAM de Uruaçu.

No sábado pela manhã, as crianças estudaram em grupos e partilharam sobre os trabalhos realizados em suas paróquias. Refletiram também sobre a importância da evangelização na sociedade. “Ouvimos bonitos testemunhos e vimos a alegria que as crianças sentem pela força de poder evangelizar outras crianças”, relata padre Camilo Pauletti, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), que presidiu a missa de abertura dos trabalhos.

Algumas reconheceram que Deus nos dá muito e que por isso, nós temos a obrigação de também oferecer nossos dons aos outros. Por outro lado, as crianças falaram das resistências, seja da parte dos pais em confiar aos filhos essa obra, seja por parte da sociedade que oferece outros valores envolvendo as crianças com facilidade, mas que isso não as deixam felizes”, diz padre Camilo.

A programação do dia contou ainda com uma partilha da experiência missionária do padre Camilo que falou da missão que viveu em Moçambique, África. As crianças participaram com muitas perguntas. Uma palestra sobre Jesus Cristo e o mistério da salvação, proferida pelo seminarista Ricardo, da diocese de Uruaçu, uma gincana e a noite cultural, envolvendo todas as crianças, encerraram os trabalhos do sábado.


O último dia do encontro foi marcado pela realização do Terço Missionário onde os participantes percorreram várias ruas da cidade até chegar à igreja da Paróquia São Sebastião. Cada um dos cinco mistérios do Terço foi contemplado em um local diferente ornamentado por famílias da comunidade que receberam uma bênção especial do padre Jomelito Ferreira de Melo, coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire) Centro Oeste da CNBB.

A missa de encerramento foi presidida por dom Messias dos Reis Silveira, bispo da diocese de Uruaçu e concelebrada pelos padres Camilo e Jomelito. “Uma celebração simples, mas bastante significativa que contou com a participação de todos”, avaliou Sirlene. Na ocasião a bandeira do encontro foi entregue para a arquidiocese de Goiânia que sediará, em outubro 2014, o XVI ERIM do Regional.

Segundo a coordenação, o encontro foi marcado por atividades que favoreceram a integração e o trabalho de aceitação do diferente. Apesar de algumas falhas, de modo geral, o encontro foi muito positivo o que dá um novo ardor para continuar esta Obra missionária.

Jaime C. Patias
FONTE: POM - 22/04/2013

Comentários