Diocese de Caxias (MA) realiza 1ª Jornada da IAM


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) da diocese de Caxias no Maranhão realizou no dia 26 de maio, sua 1ª Jornada em comemoração aos 170 anos de fundação da Obra. A programação começou em frente à Catedral Nossa Senhora dos Remédios, na cidade de Caxias, com uma grande Romaria que reuniu crianças e adolescentes de cinco paróquias.

Entre caminhada, cânticos, orações e apresentações, os grupos de IAM de cada paróquia mostraram a realidade dos cinco continentes. “Foi um momento muito bonito e único, ver no rosto de mais de 500 crianças e adolescentes a alegria de pertencerem à essa Obra”, afirma Raquel Almeida Rodrigues, coordenadora da IAM no Maranhão.

Após a bênção inicial proferida pelo padre Jan, pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, dom Vilsom Basso, bispo de Caxias dirigiu algumas palavras onde destacou a importância das crianças serem missionárias desde cedo. O bispo mostrou ainda o quanto apoia e acredita no trabalho da Infância e Adolescência Missionária. A caminhada pelas ruas da cidade despertava a curiosidade da população que se aglomerava para prestigiar as crianças.


A missa com mais de 600 pessoas, animada pelas crianças e adolescentes e presidida pelo padre Jan, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, encerrou a Romaria. Na sua reflexão, padre Jan motivou as crianças em sua missão incentivando-as a continuar seu trabalho de "criança evangelizando criança".

“Essa foi a primeira vez que a IAM de Caxias (MA) mostrou o seu rosto para a cidade. Além disso, foi a primeira vez que as crianças e adolescentes de diversas paróquias se encontram. Isso fez com que elas percebessem que não estão sozinhas na caminhada e na evangelização de outras crianças”, explica Irmã Érica Aguiar, assessora da Coordenação diocesana da IAM. “Foi emocionante perceber a alegria estampada no rosto daquelas crianças, sua animação e empolgação com a missão. Mesmo com o calor, o cansaço, a fome de alguns, nada impediu que os cantos estivessem na ponta de língua. Elas irradiavam no olhar o orgulho de pertencerem à essa Obra. Isso, com certeza, foi um marco tanto para a diocese de Caxias, como na vida das crianças e dos assessores que desde fevereiro organizam e planejam esse evento”, completa a religiosa.

A diocese de Caxias conta hoje com cerca de 30 grupos de IAM em diversas paróquias, sendo que, outras estão em fase de implantação dos grupos.


Postar um comentário

0 Comentários