Retiro impulsiona implantação da IAM em Sobradinho (DF)


A paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima na cidade de Sobradinho I (DF) realizou, na manhã do sábado, dia 10, o quarto retiro para missionários mirins que contou com a participação de 86 crianças da catequese e 12 catequistas. A atividade faz parte da programação das Santas Missões Populares (SMP) e do Jubileu de ouro da paróquia. 

Os trabalhos foram orientados pelo pároco, padre Jeová Elias Ferreira, um grupo de catequistas, a Irmã Maria do Carmo Santiago, da coordenação dos cursos do Centro Cultural Missionário (CCM), e por Déa Cláudia D. Queiroz, coordenadora do Comidi da arquidiocese de Brasília. 

A iniciativa visa também dar os primeiros passos na implantação da Infância adolescência Missionária (IAM) na paróquia. 

Ao abrir a programação, padre Jeová acolheu os participantes e motivou os pequenos para a missão. “Antes eram os pais os primeiros missionários dos filhos, agora são os filhos que são missionários dos pais, eles estão trazendo os pais para a Igreja”, destacou o pároco. 

As crianças rezaram a oração missionária criada por elas próprias já no primeiro retiro: “Senhor Jesus, com alegria, nós missionários mirins queremos evangelizar. A todo lugar, queremos levar a tua Palavra pela leitura da Bíblia, rezando, participando da catequese e convidando as pessoas para irem à igreja. Vamos ajudar os pobres e necessitados, visitar hospitais e presídios, ajudar os idosos. Assim queremos integrar a comunidade e a igreja, de forma obediente, seguindo os caminhos de Deus. Amamos a vida e o meio ambiente, queremos proteger o nosso planeta. Senhor ajuda-nos a cumprir todos estes nossos compromissos. Amém! 


Ao abordar o tema do semeador, Irmã Maria do Carmo explicou que “a missão significa sair, partir, tirar os pés de um lugar para outro. Nossa missão é de sair da nossa comunidade ir para outra comunidade e outro lugar”. 

Em seguida realizou-se um trabalho em grupo organizado em cinco continentes e motivados pela pergunta: o nosso coração é terra boa? As reflexões foram partilhadas em plenário. 

No envio, cada criança recebeu o terço missionário. A entrega foi feita acompanhada da frase: “receba este terço, por meio da oração, fortaleça-te na missão”. 

A paróquia se prepara também, para mais uma Semana Missionária a realizar-se, de 25 de agosto a 01 setembro. A iniciativa faz parte das SMP que desenvolve suas atividades por setores. 

Uma das ações mais concorridas será o Bate lata de Jesus, marcado para o dia 31 de agosto onde se espera um grande número de crianças que pretendem percorrer ruas da cidade partindo da Praça Teodoro Freire. 

Com informações do Comidi, arquidiocese de Brasília (DF).


Comentários