Diocese de Crato (CE) promove Encontro de Líderes Missionários


Refletir sobre o tema e o lema do Ano da Infância e Adolescência Missionária (IAM) no Brasil. Este foi o objetivo de mais um Encontro de Líderes Missionários (ELMI), promovido pela diocese de Crato (CE), nos dias 20 a 22 de setembro. A formação reuniu no Centro de Expansão dom Vicente de Araujo Matos, na cidade de Crato, 26 lideranças entre, crianças e adolescentes dos grupos de IAM das paróquias da forania 2 da Diocese.

A iniciativa proporcionou um momento de renovação do ardor missionário.Na oportunidade reforçou-se a importância do cofrinho, uma vez que muitos grupos ainda não enviaram sua ajuda material este ano.

Algo que chamou a atenção do grupo foi o comportamento da pequena missionária Helena Farias, de apenas 5 anos, que nos diversos momentos de oração estava sempre atenta e participava de todas as atividades. Para a coordenadora da IAM na diocese de Crato, Socorro Farias, que é mãe de Helena e de Heitor, de 7 anos, e que também participo do ELMI, é necessário cada vez mais investir no trabalho das crianças e acreditar no que elas realizam. “A divisão de atividades nos grupos de IAM semanalmente fazem a maior diferença para vivenciar o carisma da Obra”.

O encontro contou ainda com um momento de partilha de Arlane Markely, coordenadora da IAM do Ceará, sobre a experiência missionária que realizou no mês de julho na região do Alto Xingu, no Pará. A jovem disse para as crianças e adolescentes que, nos seus grupos, assim como na vida pessoal é preciso sempre estar atentos para as realidades e que o missionário jamais pode se acomodar. “É preciso fazer a diferença onde quer que esteja, porém, sair para conhecer a realidade do outro ajuda muito na mudança de pensamento”.

Para as adolescentes da paróquia Santo Antônio da cidade de Barbalha, participar do encontro foi muito gratificante. Isso proporciona uma maior bagagem o que favorece o trabalho com as crianças e adolescentes nas comunidades.

Comentários