Header Ads

Formação Missionária da IAM na Diocese de Sobral (CE)


Entre os dias 20 e 22 de setembro, alguns membros da Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) da Diocese de Sobral (CE), depois de ter visitado as três Regiões Episcopais, visitaram a última região: Araras, onde aconteceu a formação para novos assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

Entre as nove paróquias que compõem a região, o encontro realizou-se  na paróquia São Sebastião, cidade do Ipu, reunindo 34 participantes. Os visitantes foram acolhidos por famílias que já estavam à espera.


O encontro deu-se início com a mística pela manhã do dia 21, seguindo com a apresentação dos participantes em uma dinâmica coletiva. Logo após  a Ir. Maria Clemilda, coordenadora da COMIDI, conduziu o primeiro momento, fazendo um levantamento de como se encontrava a IAM nas paróquias da referida Região Araras, concluindo  com a apresentação do diagnóstico da Infância e Adolescência Missionária a nível de Brasil e de mundo.

Dirigiu-se ao grupão perguntas sobre a IAM, para que se pudesse ter um retrato do nível de conhecimento. Mediante a isto foi organizado dois grupos de estudos. O primeiro grupo coordenado por Angélica Farias, coordenadora de Região Sede, e Lailson Ferreira, membro da coordenação Sede, ficou com os futuros novos assessores, para repassarem toda a história, carisma e metodologia da  IAM. O segundo grupo coordenado por  Ir. Maria Clemilda e Rose, vice coordenadora da Região Sede, ficou para fazer um aprofundamento sobre a missão e organização da Igreja mediante Documentos e Organograma, começando pelo Vaticano II, e concluindo com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 – 2015. 

No final da tarde a primeira equipe organizada em seis grupos apresentou para a segunda equipe,  oficinas  de um primeiro encontro  para crianças, e adolescentes,  finalizado com um relax. À noite do mesmo dia, a irmã Maria Clemilda e o Pe. Nonato Timbó, pároco, se encontraram com a Comissão Missionária da Paróquia (COMIPA).


Na manhã do domingo, 22, após participarem da Santa Missa, deu-se continuidade aos estudos. O primeiro grupo seguiu-se com a Psicopedagogia das Idades e a segunda equipe com um planejamento para o mês de outubro e o ano da IAM a serem apresentados ao primeiro grupo. Para o encerramento, foi colocado para os dois grupos sobre as atividades em comemoração aos 170 anos da Infância e Adolescência Missionária. Seguido pela eleição da coordenação da Região Araras. 

O encontro foi encerrado com uma celebração de envio pelo padre Elânio Carvalho, que esteve auxiliando  o encontro e entrega da cruz e do certificado para quem participou da formação.


Ir. Maria Clemilda. Josefina
Coordenadora da COMIDI

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.