No terceiro domingo do mês de outubro a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões. Neste ano 2013 o tema escolhido foi “Juventude em Missão: ‘a quem eu te enviar, irás’ (Jr 1,7b)”. Na Arquidiocese de Maceió, em Alagoas, a Infância, Adolescência e Juventude Missionária organizaram e dinamizaram todo o evento, que teve início com uma caminhada, saindo da Igreja Divino Espírito Santo, em Jatiúca, até o ginásio de esportes do Colégio Santa Úrsula, onde houve diversos momentos de oração, pregação, louvor, encenações, dinâmicas e a Santa Missa.
Presente na abertura do evento, no ginásio do Colégio Santa Úrsula, dom Antônio Muniz comentou: “este ano é muito importante para o nosso ser missionário, pois celebramos o Ano da Fé; e aqui no Brasil o Ano da Juventude, impulsionado pela Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude, onde o papa Francisco motivou os jovens a irem e fazerem mais discípulos e missionários de Jesus Cristo”. Sobre a realidade da missão na Arquidiocese de Maceió partilhou o arcebispo: “em nossa Igreja Arquidiocesana, que é Missionária, Samaritana e Orante, vivemos como que um grande ‘trem da missão’, onde encarrilhados por diversos vagões – nossas Pastorais, Movimentos, e expressões diversas de missão – seguimos o mesmo rumo no anúncio do Evangelho”, frisou.
O padre Calmon, Missionário Claretiano, proferiu uma palestra incentivando as crianças, adolescentes e jovens no testemunho missionário no mundo. Em seguida, o padre Rodrigo Rios conduziu um momento de oração. Também estiveram presentes o monsenhor Pedro Teixeira; padre Márcio Manuel; padre Alexandro e o padre Luciano Soares.
O evento contou com a animação do Ministério Alelluia e diversos grupos fizeram encenações com mensagens missionárias. Antes da Santa Missa, foi rezado o Terço Missionário que chamou a atenção de muitos pelo fato de orar pelas intenções de todos os continentes, representados pelas cores: verde – África; vermelho – América; branco – Europa; azul – Oceania; e amarelo – Ásia.
Por fim, o monsenhor José Augusto, vigário geral, presidiu a Santa Missa encerrando o encontro. Na ocasião, comentou: “devemos estar sempre atentos à voz do Senhor que nos direciona a uma missão específica. Por exemplo: o melhor missionário de uma criança é outra criança; de um jovem, outro jovem. E assim sucessivamente. Estejamos sempre atentos a que a mensagem de Cristo encontre eco em nosso coração e assim propaguemos o Reino de Deus com nossa vida e testemunho”, finalizou.
Padre Edvaldo, um dos responsáveis pelo evento, fez os agradecimentos a todos que contribuiram para que o Dia Mundial das Missões fosse bem celebrado na Arquidiocese de Maceió.
0 Comentários