Dia Mundial das Missões foi celebrado com encontro na Arquidiocese de Maceió (AL)


No terceiro domingo do mês de outubro a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões. Neste ano 2013 o tema escolhido foi “Juventude em Missão: ‘a quem eu te enviar, irás’ (Jr 1,7b)”. Na Arquidiocese de Maceió, em Alagoas, a Infância, Adolescência e Juventude Missionária organizaram e dinamizaram todo o evento, que teve início com uma caminhada, saindo da Igreja Divino Espírito Santo, em Jatiúca, até o ginásio de esportes do Colégio Santa Úrsula, onde houve diversos momentos de oração, pregação, louvor, encenações, dinâmicas e a Santa Missa.

Já no início da caminhada, crianças, adolescentes e jovens missionários de diversas paróquias da Arquidiocese de Maceió participavam com muito entusiasmo do Dia Mundial das Missões, ao som do Ministério Ozanam, num trio elétrico.


Presente na abertura do evento, no ginásio do Colégio Santa Úrsula, dom Antônio Muniz comentou: “este ano é muito importante para o nosso ser missionário, pois celebramos o Ano da Fé; e aqui no Brasil o Ano da Juventude, impulsionado pela Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude, onde o papa Francisco motivou os jovens a irem e fazerem mais discípulos e missionários de Jesus Cristo”. Sobre a realidade da missão na Arquidiocese de Maceió partilhou o arcebispo: “em nossa Igreja Arquidiocesana, que é Missionária, Samaritana e Orante, vivemos como que um grande ‘trem da missão’, onde encarrilhados por diversos vagões – nossas Pastorais, Movimentos, e expressões diversas de missão – seguimos o mesmo rumo no anúncio do Evangelho”, frisou.

O padre Calmon, Missionário Claretiano, proferiu uma palestra incentivando as crianças, adolescentes e jovens no testemunho missionário no mundo. Em seguida, o padre Rodrigo Rios conduziu um momento de oração. Também estiveram presentes o monsenhor Pedro Teixeira; padre Márcio Manuel; padre Alexandro e o padre Luciano Soares.


O evento contou com a animação do Ministério Alelluia e diversos grupos fizeram encenações com mensagens missionárias. Antes da Santa Missa, foi rezado o Terço Missionário que chamou a atenção de muitos pelo fato de orar pelas intenções de todos os continentes, representados pelas cores: verde – África; vermelho – América; branco – Europa; azul – Oceania; e amarelo – Ásia.

Por fim, o monsenhor José Augusto, vigário geral, presidiu a Santa Missa encerrando o encontro. Na ocasião, comentou: “devemos estar sempre atentos à voz do Senhor que nos direciona a uma missão específica. Por exemplo: o melhor missionário de uma criança é outra criança; de um jovem, outro jovem. E assim sucessivamente. Estejamos sempre atentos a que a mensagem de Cristo encontre eco em nosso coração e assim propaguemos o Reino de Deus com nossa vida e testemunho”, finalizou.


Padre Edvaldo, um dos responsáveis pelo evento, fez os agradecimentos a todos que contribuiram para que o Dia Mundial das Missões fosse bem celebrado na Arquidiocese de Maceió.






Postar um comentário

0 Comentários