Morrem a cada dia 1.400 crianças com menos de 5 anos, devido à falta de água potável


Por causa da diarreia, causada pela falta de água potável e serviços de saúde, morrem a cada dia 1.400 crianças com menos de 5 anos de idade. Elas são a cada ano mais de 600 mil num total de total de mais de 1 milhão e 700 mil casos. A diarréia continua sendo a segunda principal causa de morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo.

Esse tipo de doença alimenta nas crianças a possibilidade de desnutrição crônica, com atraso no crescimento, bem como uma despesa enorme para a sociedade. Bastariam precauções simples para evitar a infecção, lavar as mãos com sabão antes de comer e depois de ir ao banheiro. É o que ensina o programa WASH do NICEF por ocasião da celebração do sexto Dia Mundial da Lavagem das Mãos.

As atividades previstas para o dia são todas voltadas para a promoção deste hábito e conscientizar as pessoas sobre a sua importância fundamental para a sobrevivência de crianças e para a saúde da comunidade em geral. Dentre os vários países do mundo, participam da iniciativa cerca de 5 milhões de crianças na Etiópia, irão aderir 3.300 escolas, com quase um milhão e quinhentas mil crianças no Iêmen, milhares de crianças em idade escolar no Vietnã, 450 escolas de ensino fundamental na Serra Leoa e 424 no Mali, 200 escolas em 50 comunidades na Gâmbia, 12 cidades na Indonésia e 22 centros educacionais em vários municípios da Bolívia.

FONTE: Agência Fides- 16/10/2013

Postar um comentário

0 Comentários