Apresentada nova coordenação da JM do Regional Sul1


Durante a assembleia anual do Conselho Missionário Regional (Comire) Sul 1 da CNBB realizada no dia 9 de novembro, Tiago Scalco apresentou os novos coordenadores da Juventude Missionária, Diego Coelho, da diocese de São Miguel Paulista e Diego Raposo, da Diocese de Guarulhos. Tiago, que deixa a coordenação após seis anos de caminhada, agradeceu ao COMIRE pelo apoio dado em sua gestão. Diego anunciou a criação do blog: jmissionariasaopaulo.blogspot.com.

O encontro reuniu na Obra dos Cenáculos Missionários (OCM), no Alto da Lapa, capital paulista, 53 missionários e missionárias, representando as sub-regiões, dioceses, congregações religiosas e organismos para partilhar os "Desafios da Missão Urbana à Luz do Instrumento de Participação do 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM 4 - Comla 9)". Este congresso acontece em Maracaibo, Venezuela no final deste mês e tem como "Discípulos Missionários de Jesus Cristo, da América em um mundo secularizado e pluricultural".


A Assembleia foi aberta com missa presidida pelo presidente do Comire, dom Vicente Costa, bispo diocesano de Jundiaí, às 8h00. "A liturgia de hoje nos exorta a ser Igreja Missionária. Jesus é o Esposo da Nova e Eterna Aliança e nós somos as pedras vivas do Santuário de Deus", disse dom Vicente na homilia.

A acolhida foi feita pela coordenadora do Comire, Maria de Fátima da Silva (Fatiminha), que falou da alegria em receber os missionários de todos os sub-regionais. Padre Alcides Costa, do Centro de Formação Missionária foi o assessor, apresentando o histórico dos Congressos Missionários e discorrendo sobre o Instrumento de Participação.

Os participantes, divididos em cinco grupos, refletiram os capítulos do Instrumento de Trabalho, com destaque para: a - Viver o discipulado; b - Inculturação para anunciar o Evangelho; c - Desafios Pastorais na Missão Urbana e Missão Ad Gentes; d - Questionamentos e soluções no trabalho missionário; e- Encontro pessoal com Jesus e testemunho. Os subsídios da plenária serão divulgados pelo Comire como auxílio à formação missionárias no Regional Sul 1.

Os delegados do Comire para o CAM 4 - Comla 9 receberam as informações necessárias de logística para o encontro latino-americano em Maracaibo, Venezuela, de 26 de novembro a 1º de dezembro. Também foi apresentada a faixa do Comire Sul 1 que será usada no evento venezuelano.

Postar um comentário

0 Comentários