O Natal na vida da IAM de Águas Belas (PE)


As celebrações do Natal do Senhor com as crianças e adolescentes da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Águas Belas, na Diocese de Garanhuns (PE), ficarão marcadas na vida paroquial. As atividades missionárias começaram com o planejamento de um encontro paroquial com as crianças, a partir daí as ações foram acontecendo: participação em programas da rádio comunitária, visita ao abrigo de idosos e hospital, Missa em ação de graças, envio de jovem missionária para a missão de verão no Paraguai, bate latas, foram algumas das atividades vivenciadas durante a oitava do Natal com as crianças e adolescentes.

Fazer uma experiência missionária durante o período do Natal foi o que norteou as atividades. As crianças e adolescentes se reuniram e visitaram alguns estabelecimentos comerciais para pedir contribuições para realização do encontro paroquial. Prontamente eram atendidas com alegria. Testemunhou uma das comerciantes: “sou evangélica, mas quando as crianças ou as outras atividades da Igreja precisam, estamos à disposição pra ajudar”. Foi a primeira e grande alegria de uma manhã ensolarada no agreste pernambucano e o incentivo para as outras visitas.


Durante a semana que antecedeu as atividades, um dos membros da coordenação paroquial da IAM, a criança Anderson Torres, 13 anos, participou da oração do Terço na rádio comunitária e também do Programa Manhã de Paz e Bênção, divulgando as atividades e convidando todas as crianças para o encontro paroquial. Na manhã do sábado, dia 4 de janeiro, as crianças visitaram o abrigo de idosos que é mantido pela Sociedade São Vicente de Paulo e pela Paróquia. Foi um momento especial para eles, visitar aqueles idosos que não podiam andar, não conseguiam falar, mas o sorriso estampado no rosto deles era o reflexo da alegria de Deus na suas vidas. Na tarde do sábado, foi a vez de visitar o Hospital Municipal. Após uma breve conversa com os estudantes de medicina e missionários, Claudiane Matos e Francisco João, as crianças e adolescentes visitaram os pacientes que ali estavam em observação, entre eles crianças, adultos e idosos, inclusive alguns dos quais eram evangélicos e receberam as crianças com esmero e participaram do momento de oração. Após a visita, as crianças e adolescentes partilharam suas experiências e uma delas expressou: “foi bom, um momento diferente que mudou a nossa rotina”.

Na manhã do domingo, dia 5, a Celebração Eucarística na Igreja Matriz foi um dos momentos mais emocionantes das atividades missionárias. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE), Dom Vasconcelos, e o diretor espiritual da IAM na Diocese de Garanhuns, Pe. Aluízio Coleta participaram da Celebração. A história das crianças missionárias na Diocese começou em 1997 quando o então Pe. José Luiz (hoje, Dom Vasconcelos) fundou a IAM Paroquia de Águas Belas. A presença dele nas atividades paroquiais, mesmo com quase 20 anos distante, é sempre uma alegria para a comunidade. Durante a Celebração o bispo destacou a mensagem da solenidade da Epifania do Senhor, a ‘manifestação de Jesus para todos os povos’ e a necessidade de mais missionários para anúncio do Reino de Deus.

Ao fim da celebração, Dom Vasconcelos abençoou e enviou a jovem Viviane Matos, que juntamente com a jovem Ângela Lucena (Paróquia de Lajedo-PE, Diocese de Garanhuns) representarão o estado de Pernambuco na Missão de Verão que acontecerá de 17-28 de janeiro no Paraguai, como fruto da articulação das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Paraguai e do Brasil que está enviando 15 jovens para participar desta experiência missionária com as comunidades campesinas paraguaias.

Após a Missa, as crianças e adolescentes aproveitaram a presença da comunidade paroquial e iniciaram o bate latas. Com a participação de cerca de 100 crianças, elas caminharam pelas ruas cantando e rezando, fazendo paradas para reflexão e no auditório paroquial celebraram o encontro com orações, cantos, reflexão bíblica, vídeos da IAM e partilha dos alimentos.

O encontro também contou com a presença do bispo que além de refletir o evangelho de ‘Jesus no templo com os doutores da lei’ expressou: “é muito bonito ver as crianças, desde pequeninas, sendo motivadas para a missão. O trabalho da IAM é cativante e ajuda a Igreja na evangelização”. Ao fim do encontro, a celebração de envio renovou os compromissos para as crianças e adolescentes e lembrou como devem ser as atividades da IAM: fazer novos amigos para Jesus.

Jadson Bezerra


Postar um comentário

0 Comentários