#FalaSério: Triplicado o número de nigerianas destinadas à escravidão sexual


A Organização Internacional das Migrações (Oim), num comunicado recebido pela Agência Fides, denuncia no último mês o aumento de 300% das mulheres vítimas potenciais do tráfico da prostituição. “Em 2014, chegaram à Itália 16.839 mulheres, enquanto no mesmo período de 2013 foram 5.163”, explica o responsável pelo escritório da Oim. “Em especial, notamos um relevante aumento de jovens provenientes da Nigéria: 1.290, cerca de 300% a mais em relação às 392 que chegaram no ano passado”.

A partir deste ano, a Organização constituiu dois grupos de combate ao tráfico ativos na Sicília e na Puglia, com a finalidade de reforçar as atividades de identificação das vítimas da exploração. Esses grupos entram em contato com as jovens assim que elas desembarcam no porto, de modo que sejam informadas de seus direitos antes de serem abordadas por eventuais criminosos.

Normalmente, as meninas acabam recrutadas em seus países de origem, com a promessa de encontrar u m trabalho na Itália. Mas já durante a viagem se encontram numa condição de semiescravidão: são obrigadas a se prostituírem e são violentadas. Além disso, muitas delas, antes de partir, devem se submeter a uma cerimônia de vodu, no decorrer da qual devem jurar restituir o dinheiro “oferecido” para a viagem.

FONTE: Agência Fides - 10/11/2014

Postar um comentário

0 Comentários