Header Ads

Rumo à 3ª Jornada Nacional da IAM - Parabéns, IAM


"Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida!"... Olá, Garotada Missionária. Hoje nossa turma está aqui, completa, para celebrar os 172 anos de fundação da nossa querida Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

A IAM foi criada há quase dois séculos e possui hoje cerca de três mil projetos envolvendo crianças e adolescentes em 130 países. Fundada pelo bispo francês Dom Carlos Forbin-Janson, em 19 de maio de 1843 na cidade de Nancy, França, a IAM nasceu do olhar sensível do Bispo para com as crianças chinesas da época, que viviam em situação de miséria e sofrimento.

Dom Carlos incentivou as crianças da França a ajudarem outras crianças recitando uma Ave-Maria por dia e doando um dinheiro por mês, para auxiliar crianças necessitadas. Era a primeira vez na história que a Igreja confiava às crianças um papel missionário específico. E este continua sendo nosso carisma essencial, por isso temos como lema: "criança ajuda e evangeliza criança", "adolescente ajuda e evangeliza adolescente".

Embora tenha nascido para socorrer as crianças chinesas, a iniciativa logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro. Ao morrer, em 11 de julho de 1844, Dom Carlos viu sua iniciativa estabelecida em 65 dioceses.

Nossa Obra chegou ao Brasil pela primeira vez em 1848. Após mais de um século adormecida, começou a ser resgatada em 1955, porém, sem grande repercussão no meio católico. O retorno de suas atividades concretizou-se nos anos 1990, quando a Obra celebrou os 150 anos de fundação no mundo. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 30 mil grupos envolvendo mais de 600 mil crianças e adolescentes.

Celebraremos no próximo dia 31 nossa 3ª Jornada Nacional, mas que tal, hoje, declarar seu amor por nossa Obra Pontifícia? Faça uma linda mensagem e poste no seu facebook um vídeo ou foto, com seu nome, cidade e Estado e #IAMemAção. Ah, não esqueça de postar no modo público, para que possamos compartilhar em nossa página oficial: facebook.com/jmissionaria


De todas as crianças do mundo, sempre amigos!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.