Fortaleza reúne líderes missionários da IAM para formação


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) da arquidiocese de Fortaleza (CE), realizou de 9 a 12 de julho, o Encontro de Líderes Missionários Infantis (ELMI), bem como, o Encontro de Formação para Assessores da IAM (EFAIM). Alann Fonteles, coordenador arquidiocesano da IAM, relatou como foram os dois eventos.

“A Casa Verde, em Iparana, acolheu os cerca de 105 participantes, entre crianças, adolescentes coordenadores dos grupos e assessores da arquidiocese. Na abertura, como coordenador diocesano da IAM, lembrei os objetivos da Infância e Adolescência Missionária. Ressaltei ser um momento de muita alegria unir 20 comunidades/paróquias em um único local para ouvir suas experiências formar novas amizades. Temos um trabalho árduo a cumprir, mas com a ajuda de Deus, vamos consegui-lo.

Na sexta (10) as crianças e adolescentes participaram de palestras que giravam em torno do tema: 'Mostra-me a tua fé sem obras que eu te mostrarei a minha fé nas obras que realizo.' Por meio de dinâmicas, músicas e pinturas os coordenadores mirins puderam ampliar seus conhecimentos sobre a elaboração de encontros direcionados a missão.

As palestras com os adolescentes e as crianças foram ministradas por Sara Guerra e Ariane Lima, ambas assessoras da IAM, em Fortaleza. As crianças aprovaram a forma como foi apresentado o encontro. 'Estou anotando tudo para levar a minha comunidade, pois nossos encontros precisam ser mais dinâmicos para atrair mais crianças e adolescentes', ressaltou Gabriel Lima (12) da paróquia de Aparecida.

Enquanto aconteciam as palestras, os assessores participaram do EFAIAM, que foi ministrado por Socorro, representante da equipe regional da IAM no Ceará. 'Estou vivendo uma experiência maravilhosa em estar com vocês nestes dias. Vamos compartilhar nossas vivencias e conhecer mais sobre a Obra de Dom Carlos que se espalhou pelo mundo', disse.


No sábado (11) os participantes tiveram um momento especial de espiritualidade, com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, que contou com a presença de Leo Martins, ministro extraordinário da Eucaristia, que auxiliou na condução.

À noite, todos foram divididos por continentes e apresentaram situações cômicas do encontro por meio de peças, músicas, danças, jornais e pinturas.

O domingo (12) ocorreu a Santa Missa com o envio dos missionários às suas respectivas paróquias. A celebração foi presidida por padre Tula, que enfatizou a necessidade da IAM no mundo como sinal forte de evangelização. 'Não podemos nos prender somente a oração. Fé sem obras é morta. Precisamos sair, evangelizar, anunciar Jesus Cristo desde nossas casas até os confins de nossos bairros, paróquias, cidades, enfim, no mundo. O Senhor conta conosco para torna-lo conhecido e amado', ressaltou o sacerdote. 

Depois da missa, os representantes da Juventude Missionária, Lucas Guerra e Samuel Guerra falaram sobre a importância da implantação da JM nas paróquias. Após o almoço, os participantes fizeram a entrega dos presentes na brincadeira do anjo."

Postar um comentário

0 Comentários