Como chega o dinheiro da coleta missionária às Missões?


O próximo domingo, 18 de outubro, é Dia Mundial das Missões. Neste dia, somos convidados à dar nossa contribuição financeira em solidariedade aos missionários presentes nos cinco continentes. Esta oferta torna possível a cooperação missionária de cada cristão e da Igreja local na missão universal, ad gentes. Para ser verdadeira essa cooperação missionária deve alargar os horizontes da caridade a todos os povos da terra, pois o mandamento do amor cristão não será completo se não incluir os que estão longe como irmãos e irmãs mais queridos. Mas como chega o dinheiro da coleta missionária da minha comunidade às Missões?

1. No mês de outubro, em especial no Dia Mundial das Missões, as comunidades e paróquias recebem dos cristãos as ofertas por meio da Coleta para as missões.

2. Essas ofertas são enviadas para as dioceses que recolhem toda a arrecadação de suas comunidades e paróquias.

3. Até o final do ano ou no máximo até o mês de fevereiro, as dioceses repassam o valor total das ofertas para a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília (DF).

4. No mês de março, a direção nacional das POM comunica à Congregação para a Propagação da Fé, em Roma, o valor arrecadado. Reserva uma pequena parte para a animação missionária e para a administração nacional.

5. A direção nacional das POM repassa os valores para o Fundo Mundial de Caridade em Roma, e na Assembleia Geral, no mês de maio, avalia, aprova e destina os recursos para os Projetos nos cinco continentes. Os principais projetos são:
- Trabalhos de promoção humana, catequese e evangelização;
- Formação dos futuros sacerdotes e religiosos(as);
- Manutenção de missionários e igrejas em terras de missão;
- Meios de comunicação social e de transportes;
- Apoio e ajuda a centros de educação e saúde, casas de portadores de deficiências físicas;
- Construções de capelas, igrejas, seminários e hospitais;
- Casas para idosos, orfanatos, creches, centros de reeducação social e dependentes químicos;
- Subsídios de urgências em situações de desastres e calamidades públicas.
São centenas de projetos que beneficiam milhares de pessoas ligadas a instituições mantidas nos países mais pobres do mundo.

6. Por fim, os destinatários prestam contas do uso do dinheiro recebido com documentos e testemunhos de gratidão.

Postar um comentário

0 Comentários