#NovenaMissionária: 4º Dia - Igreja que envia


Dos mais de 7 bilhões de seres humanos, apenas dois terços são cristãos (cerca de 2 bilhões). Destes, o cuidado pastoral não atinge mais de 3%. Dentre os batizados a grande maioria já não frequenta mais nossas igrejas. Existem vastas regiões do mundo onde a proposta do Evangelho ainda não foi comunicada. Cresce o número dos que se declaram sem religião ou ateus. Daí a necessidade do primeiro anúncio entendido como missão ad gentes, para 70% da população mundial.

Em 1988, a CNBB publicou o documento “Igreja, Comunhão e Missão”. Nele os bispos afirmavam: “As exigências do trabalho pastoral em nossas dioceses não nos dispensam da missão ad gentes. Antes, o envio missionário contribui para a renovação e vitalidade das Igrejas particulares” (n.116). “... As missões ad gentes não são, portanto, algo facultativo para a Igreja local, mas fazem parte constitutiva de sua responsabilidade” (n. 117). De 1988 para cá, os padres a serviço do povo brasileiro passaram de 13.892 para 24.598 (em 2014), um aumento de 77%. No entanto o número de padres brasileiros enviados em missão além-fronteiras é insignificante.

Apesar da pobreza material em muitas regiões, o continente Americano abriga 64% dos cristãos do mundo. Quatro países da América Latina figuram entre os mais católicos do mundo (México, Colômbia, Brasil e Argentina). O que fazemos com a riqueza da nossa fé, se não a partilharmos com o restante da humanidade? O Brasil conta hoje com cerca de 2.000 missionárias e missionários além-fronteiras, em sua maioria religiosas. Esse número é ainda pequeno para um país que está acostumado a receber missionários estrangeiros. “É dando a fé que ele se fortalece” (RMi 2).

Preces
- Faz parte da essência da Igreja ser missionária. Quem não se abre para a missão fica estagnado. Senhor, abençoai e protegei os missionários e missionárias além-fronteiras.
- Quem vai para a missão, normalmente recebe muito mais daquilo que dá. Senhor, dai-nos a alegria de partilhar os dons que recebemos.
- Somos gratos pela fé que recebemos, pela vida e os dons que o Senhor nos dá. Em todo o mundo, muitos esperam receber um pouco daquilo que temos.

Oração do Mês Missionário
Pai de infinita bondade, que enviaste Jesus Cristo para servir, ilumina, com o teu Espírito, a Igreja discípula missionária para testemunhar o Evangelho a partir das periferias e, com a proteção de Maria servidora, manifestar o teu Reino em todo o mundo. Amém.

Postar um comentário

0 Comentários