#NovenaMissionária: 5º Dia - A Missão dos pequenos


Hoje voltamos nossa atenção para as crianças e adolescentes. Entre as inúmeras iniciativas para valorizar e acreditar na força das crianças, a Igreja dispõe da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O objetivo é despertar o protagonismo missionário das crianças e adolescentes, bem como envolver pais, educadores e responsáveis na missão. Em 2015, a IAM está celebrando 172 anos de existência e, no Brasil, vivenciam-se as conclusões do 1º Congresso Americano da IAM que aconteceu em maio de 2014 com cerca de 700 pessoas de 17 países. Um dos compromissos assumidos nesse evento foi a multiplicação de grupos dessa Obra não só em comunidades, mas também em escolas católicas, de modo que crianças e adolescentes experimentem o carisma além-fronteiras e aprendam a realizar sacrifícios para ajudar outras crianças e adolescentes menos favorecidos pelo mundo.

Fundada na França, por dom Carlos Forbin-Janson, o carisma da IAM é bem simples e se desenvolve por meio de dois gestos concretos:  uma Ave-Maria ao dia e uma moeda por mês para ajudar as crianças e adolescentes em todo o mundo. Por meio da IAM, as crianças são educadas a uma visão universal da missão. Este é o primeiro serviço em que a Igreja Católica confiou totalmente às crianças e adolescentes.

Na experiência do cofrinho escutamos, com frequência, relatos de crianças que renunciaram a lanches ou economizaram para fazer o gesto do sacrifício. A cada ano, as Pontifícias Obras Missionárias reconhecem o crescimento dos cofrinhos mantidos pelos grupos de IAM espalhados em todo o território nacional e celebram a experiência das jornadas nacionais realizadas sempre no último domingo de maio. É um dia para a IAM do Brasil celebrar o seu carisma e fazer a entrega dos cofrinhos.

Preces
- Para que todas as crianças e adolescentes sejam servidores humildes, a exemplo de Jesus, seguindo sempre firmes na oração e na solidariedade, rezemos.
- Para que nossas dioceses, paróquias e comunidades nunca esqueçam que crianças também podem assumir a missão, ajudando a servir aos mais necessitados, rezemos.
- Para que o fardo dos maus tratos e abandono carregado por tantas crianças e adolescentes seja aliviado pela graça de Deus. Que nunca lhes falte a proteção e a educação, rezemos.
- Pelos grupos de Infância e Adolescência Missionária, para que despertem nas crianças e adolescentes cristãos a consciência de serem protagonistas da evangelização em todo o mundo, rezemos.

Oração do Mês Missionário
Pai de infinita bondade, que enviaste Jesus Cristo para servir, ilumina, com o teu Espírito, a Igreja discípula missionária para testemunhar o Evangelho a partir das periferias e, com a proteção de Maria servidora, manifestar o teu Reino em todo o mundo. Amém.

Postar um comentário

0 Comentários