Header Ads

Encontro reúne assessores e coordenadores da Infância e Adolescência Missionária na Diocese de São Miguel Paulista


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), realizou neste sábado, 05, seu segundo encontro de Formação para Assessores e Coordenadores da Infância e Adolescência Missionária (Efaciam). O encontro contou com a presença de 60 participantes, de grupos da Diocese de São Miguel Paulista, além de representantes das Dioceses de Mogi das Cruzes e Santo Amaro. Ainda, marcaram presença os coordenadores estaduais da Obra, Emílio Buzatti e Maria das Graças Mendes.

O encontro, que foi realizado no Educandário da Divina Providência, no bairro de Itaquera, teve como tema central 'A Missão e o protagonismo das crianças e adolescentes'. "A palavra protagonismo significa 'ator', aquele que ocupa o primeiro lugar num acontecimento. As crianças e adolescentes são protagonistas na Infância e Adolescência Missionária porque são elas que assumem, de forma concreta, o processo de evangelização junto à outras crianças e adolescentes.", partilhou Rodrigo A. Piatezzi, coordenador diocesano da Obra.

O educador Agnaldo Dias de Brito, assessorou o tema 'Psicopedagogia das Idades'. De forma dinâmica, apresentou como as crianças e adolescentes missionários podem ajudar outras crianças à se desenvolverem e crescerem na fé. Segundo o assessor "desde o ventre materno, as crianças recebem influências do mundo. Se a mãe ama seu filho, ele se sentirá amado; agora, se for uma gravidez indesejada, por acaso, a mãe fumar, se drogar, a criança terá consequências no seu desenvolvimento.". "O missionário é convidado à se deixar conduzir por Deus, servir, dar testemunho e ser farol para outras crianças", continuou Agnaldo.

Os coordenadores mirins ainda participaram de um trabalho em grupo onde apresentaram propostas concretas com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, 'Casa Comum, nossa responsabilidade'. As crianças e adolescentes apresentaram como trabalhar a temática Saneamento Básico, Lixo, Fome, Reciclagem e Água, junto aos grupos da IAM.


Ao final foi realizada a oração de envio. O momento foi conduzido pelo Sr. José Feitosa, membro do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) de São Miguel Paulista, que destacou as palavras do Papa Francisco: "Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!". Na oportunidade, Maria das Graças, coordenadora estadual da IAM, enfatizou o objetivo de sua visita: "Nós estamos aqui para aprender. Viemos para ouvir de vocês, crianças, como fazem a Missão acontecer.".

"O Efaciam é uma proposta de formação permanente sugerida pelos próprios assessores paroquias. Em cada encontro é trabalhada uma temática, dentro do carisma da Obra e de acordo com a realidade e necessidades dos grupos de nossa diocese", explica o coordenador diocesano. O próximo encontro será realizado no mês de agosto na Paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos, na Cohab II, quando serão realizadas ações missionárias na comunidade.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.