Um ano bem intenso


O ano de 2016 começa a acelerar seus passos (após o carnaval, claro) e pede que nos preparemos para um ano repleto de atividades. Afinal, “a messe é grande...”. Em nossa 20ª Assembleia Nacional dos Coordenadores Estaduais da Infância e Adolescência Missionária (IAM), realizada em dezembro do ano passado, assumimos, como principais metas: celebrarmos a 4ª Jornada Nacional da IAM com o tema “IAM do Brasil a serviço da missão na Europa”; endossar o compromisso feito com a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) de implantarmos a IAM em todas as escolas católicas associadas; e multiplicarmos o número de assessores nas bases para atender a grande demanda das formações.

Além disso, nas Pontifícias Obras Missionárias (POM), teremos uma intensa agenda a ser cumprida. Mas isso é sinal de que as Obras estão crescendo.

No ano passado foram muitos os encontros de formação para os assessores da IAM, da Juventude Missionária (JM), seminaristas e o clero. Várias dioceses que ainda não tinham coordenação implantaram a IAM, que nos últimos tempos conta com um forte apoio vindo do Documento de Aparecida, que pede para organizar a IAM em todas as comunidades.

Neste ano manteremos e intensificaremos o ritmo dos trabalhos. Vários subsídios missionários estão sendo preparados para as formações, tais como: teologia da criança e do adolescente; missa e celebração da Palavra com crianças e adolescentes; a criança, a missão e a Igreja; primeiros passos da criança na Igreja; novas infâncias; inclusive, um livrinho que reunirá todas as orientações necessárias para o assessor da IAM, um riquíssimo material que as POM irão oferecer às comunidades em todo o Brasil.

Só para a IAM serão dezenas de assessorias regionais e estaduais, como se poderá ver no nosso aplicativo e no blog Garotada Missionária. E isso sem contar os inúmeros encontros formativos que serão feitos pelo diretor nacional das POM e pelos outros secretários das obras.

Desenvolveremos também, neste ano, o cadastro online de todos os grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM) extinguindo os cadastros de papéis e atualizando periodicamente o número de grupos existentes com o objetivo de facilitar a nossa articulação e acompanhamento.

Peço a todos os amigos das Pontifícias Obras Missionárias que rezem pelo nosso trabalho, pois seu principal objetivo é despertar, manter e sustentar a consciência missionária universal. Deus nos abençoe a todos nesta nova etapa de nossas vidas.

“De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos”!

Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da IAM

Postar um comentário

0 Comentários