Hoje recordamos os 178 anos do nascimento de São Paulo Tchen


Desde a sua fundação, nossa Obra deu frutos de heroísmo missionário e escreveu páginas muito bonitas na história da Igreja. Vocês sabiam que as primeiras crianças chinesas, salvas pelas "crianças missionárias", tornaram-se professores, catequistas, médicos e sacerdotes?

Entre as crianças ajudadas pela oferta e pela oração das primeiras crianças missionárias, animadas por Dom Carlos Forbin Janson, encontram-se o mártir São Paulo Tchen, na qual recordamos hoje seu nascimento. Vamos conhecer um pouco da história desse garoto asiático salvo pelas primeiras moedinhas ofertadas pelas crianças da IAM?

Paulo Tchen (Chen Changpin) nasceu em 11 de abril de 1838, em Sintchen, na província chinesa de Kouy-tcheou (Guizhou), numa família não cristã e muito pobre. Paulo recebeu educação escolar graças à ajuda da Pontifícia Obra da Infância Missionária. Admitido no seminário menor em 1853, foi batizado e crismado no Natal daquele mesmo ano, e fez a Primeira Comunhão em 1854. Em 1860 entrou no seminário maior de Tsin-gay. Em 12 de junho de 1861, os soldados invadiram o seminário e prenderam Paulo e outras pessoas, porque eram cristãos. Não obstante os sofrimentos e as ameaças, ninguém negou sua fé. Paulo e os outros companheiros foram mortos em 29 de julho de 1861, o seminário foi destruído. Beatificado por Pio X em 1908, seus restos mortais foram transferidos para Paris, na Capela da Santa Infância na Catedral de Notre Dame, em 10 de junho de 1920. Em 1° de outubro do ano 2000, foi canonizado pelo Papa João Paulo II, na Praça São Pedro (Vaticano), no grupo dos 120 mártires chineses.

Veja a história completa de São Paulo Tchen, clicando aqui.

Linda a história de São Paulo Tchen, não é verdade? Sua história é testemunho do carisma da IAM como caminho de santidade das crianças. Continuemos com nossas orações e solidariedade para que muitas crianças, assim como Paulo Tchen, possam ser salvas e conhecer Jesus.

São Paulo Tchen, rogai por nós!

Postar um comentário

0 Comentários